Comentários do ep. 6×11 “Happily Ever After”

Investindo numa narrativa à primeira vista complexa e repleta de sutilezas para o entendimento de Lost, “Happily Ever After” expõe (ainda que não explique diretamente) o papel da realidade paralela na trama de forma explícita pela primeira vez na temporada. Nela, Jacob, monstro de fumaça e ilha não existem para os outrora losties, e o retrato do ‘felizes para sempre’ mencionado no título não é só uma frágil ilusão de uma casa construída sobre a areia. A realidade paralela que a última temporada de Lost explora, é de fato a outra vida que Desmond mencionara a Jack na abertura da 2ª temporada. Uma melhor sem dúvida, mas que ainda guarda referências da outra onde erros e traumas são confrontados numa ilha cheia de mistérios.

Leia mais…

    Fazendo um reflexo direto a “Flashes Before Your Eyes” da 3ª temporada (e obviamente a “The Constant” da 4ª), o episódio comprova a importância de Desmond para a trama revisitando seu dom de não ser influenciado por regras de tempo/espaço. O Desmond que acorda na ilha atemorizado pela possibilidade de perder Penny de novo e é submetido a um estranho teste envolvendo campos eletromagnéticos, vislumbra, ainda que de forma não plenamente consciente (até um certo ponto, claro), sua vida na realidade paralela. Lá, Charles Widmore o respeita como homem de valor, mas sua felicidade plena é apenas um vislumbre distante e vazio que só ganha cores quando a ideia de um amor até então inimaginável para ele surge nos contornos do sorriso e de um simples aperto de mão de Penny.

    Rico em elementos que vão alimentar boas discussões (os que morreram na realidade ‘original’ instantaneamente ganham algum nível de consciência na paralela?), o episódio parece lançar no ar mais uma questão fundamental para a plena(?) compreensão da ideia que Lost nos convida a explorar desde seu início: antes de chegar ao ‘felizes para sempre’ de suas vidas, Desmond, Jack, Kate, Sawyer e etc precisam passar pelas provações da dor e da lamentação para só enfim expurgar fantasmas através de sacrifícios e escolhas diferentes? É isso que a ilha também representa afinal para cada uma daquelas pessoas? Um caminho necessário, mas não necessariamente entendido?

    “Happily Ever After” reintroduz Desmond de forma magistral e definitiva na trama mostrando-o primeiro como um homem confuso e com medo, só para depois colocá-lo na posição daquele sujeito especial que ao desafiar as ‘regras’, ganha a confiança de alguém que pode sorrir frente um pedido de sacrifício e sob a sombra de uma eventual morte. Esse Desmond que vemos ao final so episódio não teme mais nada porque sabe que o fechar de olhos ali representa uma certeza inescapável a ele: a de que Penny sempre será sua constante nessa ou na outra vida. ***Muito mais sobre esse brilhante episódio naqueles posts já mais do que tradicionais que vocês sabem que surgirão por aqui em breve. Até lá, o espaço de comentários é todo de vocês.

Artigo anteriorVídeo Promo + 2 Sneak Peeks do ep. 6×12 “Everybody Loves Hugo’ (Legendado)
Próximo artigoUntangled do ep. 6×11 “Happily Ever After” (Legendado)

217 COMENTÁRIOS

  1. Um bom capítulo!

    Agora, a questão é: será que Desmond será capaz de *controlar* a transição entre realidades, ao invés de simplesmente esperar que ela aconteça?
    E foi muito bom ver Farad…err…Daniel de novo!

  2. OMG! o que dizer desse fantastico episodio! eu sabia que um episodio centrado num dos personagens mais enigmaticos da serie nao iriam decepcionar. Realmente como sugeria a Dark UFO, parece que a serie se trata mesmo de "LOVE", pois só isso mesmo justifica o porque Eloise e Widmore nao querem que ambos se encontrem na realidade paralela! Desculpe aos que ainda nao assistiram, mas nao pude resistir, muitos questionamentos, mas agora fica claro qual o papel de Desdmond. Agora, quem será que ele encontrará na lista dos passageiros, o nome MIB? rs

  3. o pior de tudo foi que HOJE caiu a ficha que LOST está acabando. Sensacional episódio, sacadas muito bem feitas, e agora vamos ver o Desmond atrás do povo do vôo e o que vai acontecer com ele na ilha….
    Abs e parabéns pelo blog!

  4. LINDO! LINDO! Alguém mais lembrou de "Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças"? Pois ambos falam da inevitabilidade do amor – ao menos dos grandes amores, como os da Penny e do Desmond. O Widmore e a Eloise fizeram e fazem de tudo para afastá-los (assim como no filme o personagem tenta apagar a ex), mas eles se encontraram!
    Tudo funcionou no filme – destaque tb para a trilha do Giacchino.
    Desde o início dos flash sideways a gente vê os personagens tendo uns deja vus leves, né… mas agora a tendência é eles se aprofundarem, lembrando de tudo.

  5. Owooow…

    Episódios do Desmond são sempre excelentes!

    Parece que ele sabe exatamente o que fazer de agora em diante.

    Acredito que a intensão dele é fazer realmente com que todos se lembrem de suas vidas antes da explosão da bomba.

    E dar a todos uma segunda chance.

    Dar a todos uma oportunidade de viver suas vidas com as pessoas que amam, ou melhor "amaram" antes da explosão da bomba.

    Bom… a palavra de quatro letras que define lost: LOVE.

    Tenho certeza agora de que os flash-sideways serão em um futuro próximo a única realidade existente. Realidade esta em que todos conseguirão sua "redenção", sua segunda chance.

    Quem sabe até expliquem de uma forma que os losties na ilha morram sabendo que há um motivo para isto, ou seja, conseguir a redenção… não na ilha… mas na outra realidade.

    EPISÓDIO EXCELENTE MESMO!!!

  6. Ahh sei lah como disse foi assim mto bom os flashsideways, adorei, mas axei que a historia nao andou, mas com Desmonde atras dos da Oceanic vai andar, estou ansiosa para o proximo do hugo, mas vou esperar a legenda pra comentar certinho…

  7. Assisti, mas vou esperar a versao legendada pra entender melhor esse ÓTIMO episódio. Pelo pouco que entendo do ingles, ja deu pra perceber que esse episodio vai ser importantissimo para compreender o desfecho final da serie. Um duvida que veio logo no inicio do episodio.. seria aquela maquina a "caixa magica" ? SObre os momentos finais o desmond parecia mais dopado com drogas do que uma pessoa que tomou conhecimento de algo bem maior que envolve a ilha. Lost é magico, e me marcou com uma frase desse 6×11: As vezes, uma vida toda pode acontecer em 20 minutos 😛

  8. Afff… que doideira! Sinceramente, não sei nem dizer se o episódio foi bom ou ruim. Foi, sei lá… doido! Como os caras vão resolver essa coisa?

    Agora, um fato interessante que se confirma é que os caras tinham essa intenção de Desmond com Charlie numa realidade paralela lá de trás. Isso de certa forma prova que realmente Lost tinha essa "espinha dorsal" pensada desde o início. Ponto pros caras! Mas que eu tô com um receio danado da coisa toda terminar esquisita, isso eu tô…

  9. Eu acho q o Desmond quer a lista pq crê q os passageiros daquele voo tb passaram e passam pelo q ele passa. E tb pra achar a loirinha para o Charlie 🙂 Aliás, seria bem legal se este casal (Charlie e Claire) e o Daniel/Charlotte tivessem suas chances na realidade paralela.
    OBS: Esses sites de spoilers são bem-informados, hein. Falaram da cena do carro na água e rolou mesmo…

  10. pelo jeito, a sexta temporada se passa antes da primeira, eu acho q nos sideways, eles vão acabar por causar uma mudança no tempo q vai ser a verdadeira causa da queda do oceanic, e então na ilha eles vão querer mudar o fato da queda pra poder viver fora da ilha, e por aí vai, vivendo sempre nesse paradoxo, trocando de universos paralelos

  11. OMG, Desmond reencontrou sua constante Penny, ao tocá-la ele se tornou totalmente consciente nas duas realidades, como a gente já vinha especulando ele é a ponte entre as realidades. Sensacional, LOST está de volta aos bons tempos!

  12. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! Definitivamente epis com Desmond marcam Lost… Vou rever amanhã pq não entendi bem, mas a Eloise sabe da realidade alternativa??? Que bruxa!! Definitivamente o episódio mais show da temporada.

  13. Que ep maravilhoso!
    Fiquei pensando: se os Widmores (Charles e Eloise) não estavam com tudo sob controle desde o início? Parece que eles já estavam preparados para algumas coisas… ou melhor, eles sabem o que a Ilha quer de algumas pessoas.
    E que virada o Desmond deu para o final, heim?!
    Ainda tenho que pensar mais e rever o ep antes de arriscar qualquer coisa. 🙂
    Abraços e boa sorte com os comentários! Aposto que muitas questões estão aparecendo aí na sua mente, mesta realidade e em todas as demais nas quais ela transita. 😀
    Abraços

  14. Também peguei uma referência de Vanilla Sky! Lembram daquela cena do cara jogando o carro contra um muro pra fazer o cara acordar pro mundo!? Lembrei desta cena na hora que o Charlie "jogou" o carro no mar!
    Irado! Que acham amigos?

  15. Odiei o episódio.. o q? parem as prensas, hehehe, odiei pq acabou muito rápido… INCRÍVEL…. DESMOND RULES!!!! Só nos episódios dele é que 42 minutos passam em 15…. foda foda foda

  16. Definitivamente isso explodiu minha mente em milhares de cacos.
    E agora, HÁ, agora eu quero ver alguém falando algo sobre a não-importância dos flash-sideways.

    Episódio sensacional. Vou demorar muito até compreende-lo totalmente…

  17. eu ainda acho que os Sideways não servem pra nada. afinal, aquela nao é a vida que eles deveriam ter. pq parece que dos sideways, eles vao ter que voltar pra realidade normal. e ai, serviram de q? nada msmo

    MUITO bom esse episodio. o melhor da temporada com certeza. sem tanta enrolação como Ab Aeterno, e cheio de dicas, respostas..

    faltam 47 dias para o fim

  18. Meu Deus. Meus Deus. Meu Deus.
    Tive que prender a respiração algumas vezes. Juro.
    Não vou conseguir comentar o ep. agora, meu cérebro foi dar uma volta.

    @Davi Garcia
    simplesmente diga "Eu avisei".

  19. Nuussssss sem folegooo ;x
    certeza que Eloise sabe, nossa passou mto rapido o episodio, soh axei engraçado sayid aparecendo e vem cmg e desmond foi… agora as realidades meio que começam a se juntar e desmond ficou tao radiante de felicidade de rever penny que tava ateh lesadooo uhahuaah

  20. Nada menos do que absolutamente genial! Um episódio que conecta tantas coisas, amarrando pequenos detalhes de tantas temporadas e episodios anteriores…só evidencia OUTRA VEZ que o roteiro de Lost estava estruturado desde seu principio. Uma obra fantastica!! Mas só quem acompanhou tudo é capaz de perceber. Parece "novela" mas é um universo complexo e muito bem elaborado, onde só os "iniciados" compreendem e adoram – aí parece estar a grande inovação dessa série!! Vai deixar saudades…

  21. Simplesmente fantástico este episódio! Sempre que tem um centrado no Desmond eu já espero coisa boa, mas este ainda superou tadas as minhas expectativas. Agora sim, é oficial, me sinto totalmente triste pelo inevitável fim desta série, daqui a 6 episódios. Meu Deus!

  22. alguém chegou a pensar, que talvez no momento em que eles se tocam, o desmond paralelo pode ter ido pra ilha, e o desmond da ilha pode ter ido no lugar do paralelo? como se eles trocassem de consciencia? lost tá começando a parecer com fringe demais

  23. Marilia qual seria sua teoria?

    Marília Teive disse…
    Cheguei a conclusão que Desmond é o primeiro a tomar consciência de que precisa sair da matrix para ir atrás do "white rabbit". Free your mind…

  24. nossa, bem lembrado!
    parece muito Vanilla Sky mesmo! Aconteceu tudo igualzinho aos flashbacks de The Constant! mas que esquisito o Desmond ter ido de tão boa vontade com o Sayid… bom, deve ter sido o medo de levar uma voadora, creio eu.
    E que medo dessa Eloise Hawking/Widmore! A véia sabe de TUDO? Come on!
    Meus personagens preferidos, todos em aparições fantásticas (Desmond, Charlie, Faraday, e até o Sayid no momento Kill Bill do ep.) e enigmáticas!
    Animal a cena do carro debaixo d'água, e tive um ataque quando do nada surge o Jack! Até o Minkowski(é esse o nome dele mesmo?) fez uma pontinha! E a cena final então?
    Nossa, melhor eu parar por aqui, preciso me acalmar de novo! oO

  25. sasasas, boa sacada hein! Será que é isso mesmo, o Desmond do mundo paralelo "trocou" de consciência com o da ilha?

    Por isso qdo acordou na ilha ele quis fazer tudo o q o Widmore pediu, e quando acordou no mundo paralelo ele queria pegar a lista de todo mundo do avião?

  26. Como alguém falou api em cima DESMOND É O CARA!

    Episódio maravilhoso, sem muita ação e ainda assim perfeito, tem coisa mais linda que ver Penny e Des falling in love… estou com lágrimas nos olhos.

    Arrepios mil quanto li NOT PENNY'S BOAT.

  27. Simplesmente genial. O flash da ilha pro avião explodiu minha cabeça, AHIOHAIUA. Depois que Charlie jogou o carro na água e Desmond viu "is not penny boat" não consegui mais respirar. Única coisa que não goste foi no final, Sayid pegando Desmond vai atrasar algo que envolve Desmond e Widmore, e que vai acontecer de qualquer jeito, mas nos episódios finais. UFA^ melhor episódio até aqui, no meu top 5 da série (e muito melhor que the constant)

  28. Desmond sempre foi a chave mesmo! bem q a Eloise tinha dito q a ilha naum tinha terminado com ele!

    Gente, o q vamos fazer da vida qdo Lost acabar? Acho q vamos ter q viver uma outra realidade paralela…

  29. Sim, Faraday é o "Jacob da Paralela"! E SIM, este foi o melhor episódio até agora, empatado com o episódio do Jack!!! Conclusão inadiável:a Ilha já era. VIVA LOSSSST! Minha mente derreteu…

  30. Eh muito boa a teoria que a consciencia dele trocou, ele nao soh estava disposto a ajudar widmore, mas nem reagiu a sayid… to esperando sair o link legendado, quero entender certinho o que desmond e eloise conversaram pq deu uma travada huua

  31. Sim, episódio excelente!

    Minha leitura do episódio: Desmond reencontrou Penny, sua constante. Ao tocá-la ele se tornou totalmente consciente das duas realidades, por isso pediu a lista dos passageiros ao George Minkowski. E Eloise sabia disso por isso quis evitar que ele encontrasse Penny.

    O fim está próximo. E será explêndido, como estivemos acostumados nossa série favorita até aqui. Sinceramente eu estava desanimado com o andamento e esse episódio mostrou que, felizmente, eu estava enganado.

    Mal posso esperar o próximo episódio. Ah, quanto tempo eu não dizia isso. Lost is back!

  32. Bem, e ainda digerindo:
    – Penny por ser a constante de Desmond, ao ser tocada por ele, o mandou de volta pra ilha, encerrou as "visões", ou algo do tipo?
    – Eloise e Widmore, até que ponto eles sabem mais que os outros? Aquele quadro com uma balança demonstra, imo, uma ligação dele com a ilha ou com Jacob – ou qualquer outra entidade, vai saber…
    – Charlie não morreu na paralela. Acho que esse foi o momento mais inesperado pra muitos que já bolavam teorias sobre a paralela controlar a ilha ou aldo go gênero – fui só eu? haha

    ^ remova os "ou" acima, e tenha apenas 2 linhas pra ler. bjs

  33. Agora quero saber como o Widmore sabe dessa realidade paralela. Ta na cara que ele queria que o Desmond "fosse" pra lá.
    No mais episódio simplesmente fantástico O______________O

  34. – faz todo sentido…

    Desmond vai ajudar o widmore a explodir os bolsões pq quando morrerem com a ilha, acordam na paralela…

    O plano já de acordo com a Eloise quando afirma "you´re not ready yet" é garantir q a realidade da ilha se confirme, a ilha afunde com MIB junto e todos vivam felizes na paralela..

    Sensasional o fim q se projeta…

  35. Será que a série vai terminar no começo? Tipo, o wildmore fala que Desmond é o único que "aguenta" uma descarga elétrica daquelas, que acredito que seja necessária para de alguma forma conter o monstro de fumaça. O avião caiu devido a uma forte corrente eletromagnética certo? Acho que, quando ocorrer esta tentativa de conter o mostro de fumaça com o tal pulso eletromagnético esta explosão vai de alguma forma interferir no espaço-tempo e o avião cairá na ilha devido a isso, ou talvez não seja nada disso… Deixa eu pegar minha camisa de força

  36. esse episodio tambem serviu pra provar de vez q a teoria de que os sideways mostram o que vai acontecer depois q ele conseguirem mudar os seus destinos, obviamente, agora dá pra perceber q a paralela é uma realidade real e independente daquela onde a galera tá na ilha, é apenas um universo paralelo, onde provavelmente o jacob e o MIB nao tiveram problemas no passado, por isso nao foi necessario que o jacob interferisse na vida dos losties

  37. Um detalhe… alguem comentou aí acima q o Desmond é o primeiro a saber das 2 realidades. Mas só se for a da ilha, né?

    Pq pelo visto, Faraday opa Daniel Wildmore e Charlie já perceberam.

    Aaaaaaaah outra coisa… finalmente o que o cartomante falou para a Claire. Do Aeron ser criado por ELA.
    Sim, agora ela vai saber de tudo o que aconteceu e nunca irá abrir mão de criá-lo.

  38. Acabei de ler um comentário no site DarkUfo que embolou tudo na minha cabeça. No primeiro episódio LAX Desmond está com uma aliança de casado quando fala com Jack no avião, já nesse ele aparece no aeroporto sem a aliança. Será que temos dois Desmond? um no avião e outro no episódio 11. Alguém tem algum comentário sobre isso?

  39. assisti Donnie Darko ontem e a explicação desse filme está encaixando perfeitamente em LOST… ao menos nesse episódio… alguem é escolhido para colocar o universo de volta no curso e recebe ajuda de alguém que no outro universo morreu… no caso aqui, Desmond recebendo auxilio de Charlie e Daniel… absurdamente interessante… agora ele vai aos outros passageiros e veremos que dará ouvidos… aposto em Locke e Hurley….

  40. Gente eu sempre fico impressionada com as coisas que vcs se lembram, fiquei o epi todo o nome do motorista… George Minkowski eu nuca ia lembrar.

    Eu não gosto de teorizar e ficar pensando em como vai ser o fim, mas se o fim for parecido com o que vcs escreveram aí em cima eu vou amar… acho que como crítica ferrenha dos flashsides eu vou rever os episódios dessa temporada sem o ódio no coração que eu tive de todos eles, menos o do Locke, claro que foi lindo demais…

  41. Episódio fantástico, já imaginava que Desmond teria papel importante nas duas realidades… Agora minha dúvida é se a realidade paralela é uma realidade sob influência do Homem de Preto (com sua vitória, saindo da ilha e afundando a mesma) ou simplesmente uma consequência da explosão da bomba em The Incident.
    É esperar para ver…

  42. Zeeente! Excelente episódio! Não dá pra negar que a palavra é "love" mesmo. O Desmond gosta de falar "de outras vidas". E a Penny retomando as falas dele que foram direcionadas ao Jack. Excelente!!

  43. No episódio 5X14, aparece uma cena em que Daniel Faraday chora, acredito que ele chora pq achou, ainda que inconscientemente que sua constante havia morrido na queda, que no caso é o desmond que estava no voo que ia para LA! Agora em 6X11, vemos que Desmond é mesmo a ponte entre as duas realidades e a constante para a resolução de todo este mistério. Ainda acredito que tudo gira em torno do Faraday, e que toda essa armação de Widmore e Eloise são tentativas de salvar o filho de alguma coisa que deu errada em seus experimentos… pode ser mirabolante, mas desde a quinta temporada, vejo isso claramente! Mas, como tudo em lost pode ser ou não… esperemos!!!
    Episódio S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!! Fodástico…

  44. meu deussssssssxsss AAAAAAAAAAA
    fantástico!! simplesmente maravilhoso. eu sabia que com desmond, faraday, eloise, charlie e penny esse episódio não tinha nem chance de ser ruim, mas que fosse ser assim?? superou total todas as expectativas

    Eu acho que a lista que a Eloise não quer que o Desmond veja provavelmente tem o nome dos Losties. Ela deve tar querendo reunir eles pra alguma coisa, por isso a história do Drive Shaft tocar com o Faraday(pra mim ele vai sempre ser Faraday). Mas o Desmond tem que fazer alguma coisa antes, por isso ele ainda não tá pronto.

    Será que Lost vai acabar com todos eles reunidos na festa da velha?

  45. Esse realmente é um episódio pra nem aquela Cláudia botar defeito.
    Isso foi mais que perfeito cara, o papo de Faraday com Desmond foi um dos melhores da série, sem exagerar. Parece que quem lembra do seu amor na outra realidade consegue ter lembranças da outra vida, e tudo isso por influência do meio em que eles estão (assim como desmond quando viu o Not Penny's Boat na mão do Charlie). E assim como Kate olhou estranhamente para Jack quando estava fugindo de Taxi. Mesma coisa com Sawyer, quando estava correndo atrás da Kate, e tem uma reação estranha.

  46. Em sua experiência com Desmond, Widmore recriou o ''Vault'' da estação orquídea, com o objetivo de gerar o ''efeito casimir'' referido por Chang no vídeo de orientação da Orchid, onde segurava um coelho branco na mão, que depois se duplicou.

  47. Se Lost tivesse uma 7ª temporada, esta teria viagens interplanetárias, dinossauros como candidatos, outras ilhas e os fãns iam considerar os episódios o "melhor da série".

  48. Esse episódio me fez chorar…

    Está tudo aí, n é preciso explicar mais nada.

    Tenho certeza que quando a temporada acabar, todo mundo vai querer ver esse episódio…over and over again…

    Todas as respostas foram dadas, elas só ficarão mais claras daqui para frente.

  49. Acabei de ler um comentário no site DarkUfo que embolou tudo na minha cabeça. No primeiro episódio LAX Desmond está com uma aliança de casado quando fala com Jack no avião, já nesse ele aparece no aeroporto sem a aliança. Será que temos dois Desmond? um no avião e outro no episódio 11. Alguém tem algum comentário sobre isso?

  50. O mais interessante é ver pessoas que criaram ou despertaram para uma grande paixão na Ilha serem as referências para a realidade alternativa.

    Desmond e Penny
    Charlie e Claire
    Faraday e Charlotte

    Só ficou faltando o nosso querido Dude com a Libby… aí o episódio cairia matando a pau…

  51. tenhu comentar sobre esse episódio espetacular…sem duvidas é o melhor de todas as temporadas…principalmente por confirmar o que pensei no primeiro capitulo…que o reboot ocorreu…e que estariamos vendo o final das historias de todos os personagens de lost…e mais uma vez como falam '' desmond é a constante''…tomando conciencia do que é preciso fazer de agora em diante…e mostrar a nois…q os mortos…tem conciencia do acontecido…pelo menos em parte…e infelizmente encaminhando pra um final da nossa serie favorita…agora fica uma duvida de algums fatos levantados no episodio….eluize hawnking….dizendo que desmond ainda nao está pronto?será que seu destino seria fica na ilha como substituto??por isso do fato dele nao poder encontrar como penny…ou seja sem laços a nda?mas parece q o destino ajudou nessa parte…vejo de alguma forma…eles voltando a ilha…quando todos tiverem conciencia do que passaram na outra realidade…como as equaçoes diziam…kkk….algum tipo de interferencia nisso..pode destruir todas as realidades…haha..to viajando como faraday…kkk…o FINAL ESTÁ PROXIMO!!…O MY GOD!!

  52. o que é mais interessante sao os comentarios, "tudo agora foi explicado", explicado o que caro colega.

    Acredito que as duas realidades estao se fundindo e apenas 1 podera existir , desmond , é o donnie darko da historia que no final tera que fazer um sacrificio para que uma das realidades exista, ja que na realidade principal, havera uma guerra e todos morreram, por isso é tao reforçado, todos que amamos irao morrer …

    donnie darko sem tirar nem por ! quanto ao misterio da ilha, ha deixa pra la , alguns ja falaram , foi tudo explicado …. morro de rir. o povo fuma um e vai ver lost , e fica divagando sobre a cor do coelho … ninguem merece

  53. PQP, nunca fiquei tão colado na cadeira quanto vendo esse episódio. O início foi bem nhé, mas do momento em que o Charlie joga o carro no mar em diante, MEU DEUS, que demais. Sensacional. E finalmente começamos a entender a razão dos flashsideways-on-the-past. Demais, caramba, Lost subiu ainda mais no meu conceito, agora 😀
    E no aguardo ansioso para o próximo episódio 🙂

  54. Por esse episódio a série parece que vai seguir esse caminho mesmo: Desmond vai dar um jeito de fazer com que as duas realidades se juntem ou ele e wildmore vão acabar com a realidade normal para todos viverem felizes na pararela.

    Só não entendo com esse desfecho, qual é o proposito do principal acontecimento da série: A QUEDA DO AVIÃO Se ele caiu só pq o Desmond não apertou o botão corretamente como foi dito na 2 ou 3 temporada por ele mesmo, ai e um furo grotesco dos roteiristas. Embora o avião deva ter caido por obra do Jacob mesmo nao é?

  55. Melhor (e talvez mais longo?) flashsideway!
    Repararam no quadro da balança no escritório de Widmore?
    O que achei um pouco estranho é que na descrição de Charlie sobre a 'loira' (quase certeza que é a Claire) ele fala de vê-la em sua experiência de quase-morte, mas como ele não a viu no vôo? (Tudo bem, um 777 é enorme mesmo).
    P/ mim, aparentemente a ligação entre as duas realidades é amor ou uma afetividade muito grande, mas o quanto a morte em uma realidade ou quase-morte na outra tem a ver com as visões eu ainda não sei.
    Parece que Desmond vai 'quebrar tudo' nas duas realidades. hehehe
    Abraço

    Ps: não sei se alguém já escreveu as mesmas coisas que eu. Resolvi postar às cegas p/ evitar comentários influenciados por spoilers e só vou procurar por comentários que referenciem meu nome diretamente.

  56. Primeiro, parabéns por 2 coisas sensacionais: notar que os personagens da paralela que tem maior consciência são os que morreram na original (não me toquei disso), e pelo final do texto. "Esse Desmond que vemos ao final so episódio não teme mais nada porque sabe que o fechar de olhos ali representa uma certeza inescapável a ele: a de que Penny sempre será sua constante nessa ou na outra vida." Isso foi lindo!

    Cara… há uma regra básica, primordial em Lost, acima de tudo: é IMPOSSÍVEL o Desmond ter um episódio abaixo do ESPETACULAR! PUTA QUE PARIU! Só mesmo o Brothaa pra fazer com que um episódio que é basicamente um flash sideway gigante seja MIND BLOWING EPIC WIN de foda!

    Claro, isso se deve em grande parte ao fato de terem parado com o whatever de mostrar a vidinha nova deles, e partido pros finalmentes. Pra mim, ficou bem claro: os sideways são a realidade “falsa”, surgida DEPOIS da original, já que a galera se lembra da vida anterior na Ilha. Resta saber o que vai motivar sua criação, se já foi a explosão da bomba, ou a nova catástrofe eletromagnética planejada por Widmore. Seria uma forma de impedir a saída do FLoke? Afundando a Ilha com ele junto, talvez? E por que PRECISA ser o Desmond a fazer isso, por que a pessoa a causar o… INCIDENTE (?) precisa sobreviver? E será que vão explicar por que o Des é especial, tem esse dom (apesar disso, honestamente, não ser mais tããão relevante)? Aaaaargh, quantas dúvidas… como é bom um episódio que responde coisas, mas levanta milhões de perguntas, e a gente não acha ruim, pelo contrário, fica plenamente satisfeito! Eu, pelo menos, fiquei… Isso é Lost na sua melhor forma, um alento nessa sofrida final season…

    Outras questões: A Heloise parece ter plena consciência das coisas, curiosamente repetindo o que houve no clássico Flashes Before Your Eyes, da 3a temporada. Ela é mesmo uma “guardiã das realidades”, será que vão se aprofundar nisso? Duvido… mas no caso atual, pelo menos, será que ela estava a parte do plano do Widmore, por isso lembra de tudo? E no final, achei meio confuso o Desmond querer ajudar o Widmore… ele acha o que, que o tal evento eletromagnético que deve provocar vai causar ou evitar a realidade paralela? Qual das duas opções Desmond prefere? A princípio, seria manter a realidade original, onde tem uma vida com Penny. Mas na paralela ele vislumbrou a possibilidade de conquistar isso sem tanto sofrimento, então… realmente não sei, não entendi nada. E ele quer mostrar aos outros a verdade, pra que? Pra que eles, na paralela, corram atrás de elementos da vida passada? E por que o Brothaa aceitou tão passivamente seguir o Saiyd, contrariando o que tava tão disposto a fazer segundos antes? Será que ele ficou meio abobado? hehehe

  57. Comentarei o mais importe, o caderno do Faraday. No final do seu triângulo lá está:

    Acima temos SPACE TIME INVARIANCE = Espaço de tempo que NÃO VARIA! Pois segue LEIS.

    O que temos na ilha além dos losties? LEIS!!! Volte e meia ouvimos "você não pode matar fulano, existem leis…"

    A ilha é regida por leis da física!

    Temos ainda um meio círculo no triângulo de Faraday, dentro desse meio círculo se lê: "Intervalo de espaço-tempo" e na linha do triângulo um ponto identificado como OBJETO A – velocidade da luz.

    Esse "objeto a" possivelmente é a ILHA, que viaja no tempo e no espaço a velocidade da luz. Por isso ela ficou indo pra lá e pra cá no tempo-espaço, ela é como uma nave. Einstein disse qu viagem no tempo (no caso para o passado), teoricamente seria possível caso se inventasse uma "nave", um "carro", um "avião" que sustentasse isso. Pois bem, criou-se a Ilha.

    Agora o mais interessante está na base do triângulo:

    REAL space
    IMAGINARY TIME.

    OU seja, a realidade "paralela" nada mais é que um tempo imaginário!

    Melhor que isso, Faraday indica um ponto no seu diário em que o Tempo Imaginário e o Espaço Real se encontram!

    Traduzindo: A realidade dita "paralela" pode se chocar com o espaço real = acontecimentos na Ilha. Teríamos as duas "realidades" se alinhando, acredito que ela se realinhará em forma de lembranças, todos vão se lembrar no tempo imaginário o que aconteceu na ilha.

    Em que lugar Jacob vs Flocke se encaixam?

    Vejamos, não temos mais bomba para explodir, a única enorme energia que pode ser liberada da garrafa, objeto a, vulgarmente chamado de Ilha, é Flocke. O cara é pura energia, tempestade magnética – vide raios internos quando ele se transforma em fumaça.

    Se essa energia sair da Ilha – o que não pode acontecer -; todos os losties e não losties vão morrer! Não vai ter paralela nem original para contar história.

    O sacrifício de Desmond, provavelmente é abraçar toda essa energia de Flocke, como se ele fosse uma barreira. O que deve ocasionar sua morte, assim como, fazer os losties se lembrarem da "outra vida".

    O tempo imaginário = realidade paralela, sofre a ameaça de não existir mais, porque Flocke quer sair da Ilha.

    Creio eu que esses dois universos não podem existir ao mesmo tempo, como acontece agora. Vide Donnie Darko = realidade tangente vs realidade original.
    Logo vai ter que se optar por uma das realidades. Uma é matéria – espaço, a outra é matéria imaginária. Só que no caderno elas se encontram, como elas se encontram é que não existem mais duas e sim UMA.

    Desmond vai fazer os losties na realidade paralela se lembrarem de suas vidas na realidade original, os losties na realidade original devem também se lembrarem da suas vidas na realidade paralela e no final vão escolher em qual ficar?!

    E definitivamente, Hawking é tão especial quanto Desmond. A velha lembra de tudo e é mais macho que os machos de lost!

  58. Fantástico! Simples assim.

    Engraçado como pessoas em situação de quase morte vislumbram o outro universo. Juliet, George (será?), Charlie.

    Engraçado como Desmond ganha uma consciência onisciente nos vários universos.

    E será que Elloise não queria mesmo que Desmond encontrasse Penny? Ou teria sido uma psicologia reversa. Uma coisa à lá oráculo de matrix (existe uma diferença entre conhecer o caminho e trilhar o caminho).

    Por fim, ainda acho que Widmore tateia no escuro. Acho que sempre lhe foi dito que não podiam deixar a fumaça sair. E ele vai fazer de tudo para isso acontecer. Fugirá da ilha e deixará Hume para trás para que ele detone os bolsões de energia. Só que deixar apenas Hume para trás é o mesmo que tirar todos os escolhidos do lugar e soltar o black smoke. Só que isso, Widmore não sabe. (viaja… hua).

  59. Fora que faz todo o sentido o LOVE ser a palavra que define Lost.

    Love é a constante entre as realidades.

    Os casais tem de sempre ser os mesmos para que as mesmas pessoas surjam nas várias realidades.

    Por isso Widmore tem Faraday com Elloise e Penny com outra mulher. Penny nunca poderia ser filha de Elloise, geneticamente falando. Se Widmore e Elloise tivessem outra filha, seria uma pessoa diferente.

    O máximo que pode acontecer é uma pessoa deixar de existir. Como é o caso do filho do Jack na realidade da ilha. Como parece ser o caso de Ji Yeon, na paralela.

  60. Ah, esqueci de comentar: que carro era aquele do Desmond? Uma Mercedes?? De qualquer forma tá anos-luz das produções nacionais, que sempre detonam escorts, opalas, passats, fiats 147 (aliás, nem esses eu tenho, mas entenderam meu ponto, né? eheheh)

  61. Andersøn disse…

    Se Lost tivesse uma 7ª temporada, esta teria viagens interplanetárias, dinossauros como candidatos, outras ilhas e os fãns iam considerar os episódios o "melhor da série".

    é amigo quem nao tem mente pra entender não gosta mesmo.^^

  62. nem vi o episódio, mas me arrepiei com o post vde comentários…

    "Esse Desmond que vemos ao final so episódio não teme mais nada porque sabe que o fechar de olhos ali representa uma certeza inescapável a ele: a de que Penny sempre será sua constante nessa ou na outra vida. "

    omg!!

  63. nossa parece pra mim que o episódio teve 10 minutos, não acreditei como passou tudo tão rápido. Nunca fui fã dos amores na série, mas depois desse episódio fiquei numa ansiedade para ver um possível encontro de claire e charlie, e até de desejar um final feliz a faraday e charlotte. Gostei das sutilezas do episódio, como o uísque de uqe segundo widmore outrora desmond era indigno, reescutar drive shaft,Saber que eloisie assim como desmond continua sendo especial e tem consciencia das realidades, de faraday ainda sendo importante e trazendo algo revelador, e o encontro do brotha' com a penny justamente no mesmo local de seu encontro com jack? muitas informações, ótimo episódio.

  64. Ah esqueci de comentar, parece que tudo indica que ao desfecho desta história de amor que é lost, dois personagens serão imprescindíveis, mais que qualquer outros, nosso brotha e é claro o dude. Um que tem a consciência entre as duas realidades e outro que´pode ouvir as respostas diretas dos mortos, incluindo jacob

  65. Depois de mais de 24h sem acesso a internet devido às chuvas do Rio, finalmente consegui assistir ao episódio e de prima só digo que achei fantástico, mostrou que Lost é realmente uma série sobre homens e suas relações inter-pessoais, foi emocionante, reintroduziu o Desmond e deu a dica de que ele é a resposta ao "fim"(?)dos flash sideways. Nota 10!

  66. A soma dos bad numbers dá sempre 108, a constante (Desmond-Penny-Amor). Eloise e Widmore querem impedir essa constante, talvez pq com ela o resultado seja o fim do mundo (liberação do MIB-Eletromagnetismo). Não conseguem; a cada realidade q eles criam (e foram várias) o resultado é o mesmo, o mundo acaba… O único jeito é eliminar a possibilidade d q Desmond e Penny se encontrem. Então o sacrifício será esse; Desmond terá q abrir mão da Penny (talvez até da vida) para que o mundo continue a existir.

  67. Será que quando o brotha disse: see you in another life, lá na segunda temporada, o Carlton já tinha planejado esse final? Creio que não, mas que eles são bons roteiristas e que devemos confiar neles nessa reta final, ahm devemos sim. Um abraço!

  68. nem assisti o episódio ainda, mas o post de comentários me arrepiou…

    "Esse Desmond que vemos ao final so episódio não teme mais nada porque sabe que o fechar de olhos ali representa uma certeza inescapável a ele: a de que Penny sempre será sua constante nessa ou na outra vida."

  69. Uma dúvida, a sala em que manipulavam o experimento na hidra é a mesma em que fizeram experimentos com o Walt? A escadinha é bem parecida com aquela em que juliet mostra a ben os pássaros mortos no mobisódio.

  70. Episódio ótimo, melhor da temporada empatado com o do Jack.

    Finalmente as realidades se cruzaram. Pouco a pouco os losties da realidade paralela estão começando a lembrar 'da outra vida'. E a véia Eloise sempre me deixa perdida. Ela sempre sabe de tudo? Caralho!

    E esse episódio me fez ficar encucada com aquela cena que Kate, dentro do táxi no aeroporto, ver o Jack e faz uma cara como se ele não fosse estranho pra ela.

  71. O Charlie está na realidade paralela cada vez mais parecido com o Hobbit dos Senhor dos Anéis! Ou a 6ª temporada foi gravada antes da 1ª, ou ele encontrou na realidade paralela seu antigo cabeleireiro …..

    Eloise ???? Ganhou alguns quilinhos depois que abandonou a dieta da Ilha …..

    A ilha continua curando, veja como o buraco na testa do Widmore cicatriza de uma cena para a outra …

    Brincadeiras à parte, foram apresentadas dicas de que:
    a) A verdadeira realidade é a da Ilha;
    b)A realidade paralela foi criada pela explosão da bomba atômica; quem sabe ela possa ser anulada por outra ?????

    Em relação aos acontecimentos na ilha, desde a morte de Jacob o ritmo é lento por la´e acredito que isto se seguirá até o "The End".

    Juliana e Davi obrigado pelo espaço, falta pouco para isto acabar e certamente fará muita falta para todos …

  72. "Love is the answer and you know that for sure".

    Parece que a história de Lost está toda contida na "Mind Games" do John Lennon, não parece?
    Tem todos os elementos. 🙂

    Bom, "se non è vero, è bene trovato".

    Ótimo episódio, bom ver as pontas sendo costuradas no final.

    Roseli

  73. Olá, não sou de escrever em blogs, mas não posso deixar de registrar a minha felicidade pelo episódio! Não o assisti, ainda, apenas li o resumão do Lost in Lost, e fiquei pasmo, para não dizer maravilhado!!!
    Amo a série e vou ficar órfão, daqui há poucos dias!!!
    Parabéns pelo Blog.
    Abraços,

  74. Eu acho que os 2 "Desmonds" trocaram de lugar.Reparem que o Desmond da realidade normal age naturalmente com Widmore como se ele fosse o seu patrão.Na realidade paralela, Desmond não se lembra do que aconteceu quando aperta a mão de Penny.Acho que ambos sabem o que está acontecendo nas duas realidades. Posso estar viajando demais, mas LOST é assim!

  75. Uma coisa que acho que ninguém comentou ainda: agora sim parece fazer sentindo o que a Juliet disse no início dessa temporada, no momento em que ela estava morrendo. Ela disse "funcionou", pois no momento de sua morte, ela pode vislumbrar um pouco da outra realidade. Então parece que pode-se ter consciência da outra realidade quando o cérebro está sendo "desligado" ou algo está afetando ele.
    E não é verdade que em momentos de quase morte, as pessoas dizem "vi a minha vida passar diante de meus olhos"?
    E outra coisa. Será que a Sun vai ter essa experiência também? Eu aposto que sim.

  76. Confesso que depois de assistir esse episódio tenho a nítida certeza que os roteiristas e produtores da série sabem muito bem como vão fazer o "gran finale" THE END. Acho que expressão no rosto do "broda" Desmond fica mais claro que ele tem as respostas e sabe direito tudo o que tem de fazer para resolver esse imenso e embaraçado quebra cabeça que se tornou LOST. Estou ansioso para ver os proximos episódios da série e desde já lamentando profundamente que não teremos essa produção que fez criar de certa forma laços de "amizades" virtuais com vocês. Abraços aos dois.

  77. Me desculpem os fãs de Jack, Kate, Locke, etc… Mas Lost é um seriado fantástico mesmo quando aborda o núcleo Desmond-Penny-Widmore-Faraday… Claro que a primeira temporada é importante, mas o que mexeu com a cabeça de nós todos, atuais fãs hardcore, é essa loucura toda das linhas de espaço-tempo, das realidades paralelas, enfim, de tudo aquilo q a ciência tenta explicar mas que, cada vez mais, parece coisa que depende de nossa fé em algo superior.
    E a trilha? Chorei umas mil vezes!
    Melhor retorno: Daniel Faraday!
    (e a vaca da Eloise continua sendo uma vaca!)
    Desculpa aí o desabafo…
    Melhor episódio… No meu Top 5 de toda a série, já entraram dois da sexta temporada… Bom indício para a conclusão q está próxima!

  78. eu já comecei a chorar no início do episódio. todos os eps. do Desmond foram excelentes, e esse não foi diferente.
    será que o povo que detesta flash sideway se encantou agora? hohoho.

  79. melhor episódio da história de LOST (até agora!) simplesmente perfeito, o difícil agora vai ser convencer minha esposa a colocar o nome de DESMOND no nosso 1º filho se ele for homem!

  80. Minha cabeça ainda tá fritando, deu até ânsia, vontade de vomitar(não sei pq), mas foi uma sensação parecida de quando assisti 'the constant'. O episódio foi fantástico, introduziu a parte final da temporada, introduziu o porquê dos flashsideways serem tão importantes. A idéia de que Eloise está escondendo alguma coisa, a vida quase "perfeita" de Desmond, Daniel que não é mais Faraday e sim Widmore.Em determinado momento fiquei preocupada com a ausêcia da Penny, mas logo percebi que era impossível ter o Desmond sem ter a Penny por perto.
    Perdoem aqueles que acham que Lost é sobre mistérios e pronto, pra mim isso é mais pra Fringe.Lost, na minha singela visão, é sobre os seres humanos, a sua complexidade, a inexistência da fraca dicotomia bem e mal que sempre está presente nas novelas brasileiras.
    MELHOR SÉRIE DE TODOS OS TEMPOS – LOST!!

  81. Acredito que a bomba estorou realmente, tanto que Juliet fala que funcionou com Miles dps de morta, e conseguiram mudar o rumo das coisas, mas como n pode ser mudado, agora o destino esta pedindo para consertarem a confusao q fizeram. Nao axo q esses da paralela estiveram na ilha e esqueceram, estao lembrando coisas da vida "passada", que era como devia seguir a vida deles se nao tivessem interferido explodindo a bomba. Senao como Jack teria um filho dessa idade?.. pra mim esse Jack da paralela é o Jack q era crianca vivendo na cidade na epoca em que explodiram a bomba na ilha, uma outra geracao de Jack ja. E assim com todos personagems da paralela.

  82. Discordo de você, David, quando diz que na realidade paralela a ilha não existe pros losties.
    Afinal, como tivemos certeza no episódio "Dr. Linus", ao menos pro Ben ela existiu sim, o que ficou claro quando o pai dele afirmou que não devia ter saído de lá. E acho que também pra, no mínimo, Charlotte e Miles, cujas origens remetem àquele lugar.

    Também tenho dúvidas se Jacob e fumacinha não existem nessa outra realidade. Veja o Sawyer, por exemplo, que continua obcecado pelo pai do Locke e, ainda não sabemos, pode muito bem ter escrito a carta que o motivou durante toda sua vida, na realidade da ilha, com a mesma caneta entregue pelo Jacob, já que esse evento ocorreu antes de 1977.

    Esse episódio mostra bem que o Desmond vai ser o elemento chave na transição de consciência entre realidade da ilha e realidade paralela e que vai ser através dele que os outros vão perceber que na outra realidade tinham ligações afetivas que podem ser reativadas nessa outra surgida depois do incidente com a bomba, como Penny e Des, Charlie e Claire, Daniel e Charlotte, Libby e Hurley, Sawyer e Juliet, Sayid e sua agora cunhada, Sun e Jin e, por que não?, Jack e Kate.

    E acho que a realidade paralela é, sim, algo posterior ao que estamos assistindo acontecer na ilha. Mas acredito que seu desenvolvimento positivo, culminando em um final feliz para os losties ali, que é o que eu pelo menos espero, estará diretamente ligado com os acontecimentos que ainda estão pra se desenrolar na ilha.
    Que venham logo!

    Abraços!

  83. Cara nao Desmond foi Daniel Faraday que procurou Desmond foi ele que caiu na real e viu que deu certo.O Brota é a ponte entre as realidades so ele pode ir de uma realidade a outra e salvar a vida de Daniel que com seus poderes sobre humanos que realizou toda essa loucura.Jacob é o lado bom de Daniel e MIB e lado negro de Daniel que se expandir no mundo acaba com tudo.É isso ,veremos no fim.Daniel é protagonista!!!!

  84. Cara nao Desmond foi Daniel Faraday que procurou Desmond foi ele que caiu na real e viu que deu certo.O Brota é a ponte entre as realidades so ele pode ir de uma realidade a outra e salvar a vida de Daniel que com seus poderes sobre humanos que realizou toda essa loucura.Jacob é o lado bom de Daniel e MIB e lado negro de Daniel que se expandir no mundo acaba com tudo.É isso ,veremos no fim.Daniel é protagonista!!!!

  85. E aí galera primeiramente esse episódio realmente foi pertubador!!!pois abriu "n" possibilidades,que só seram sendo eliminadas com os próximos episódios.Agora algo que eu acho que ninguem mencionou e que deu um crash no meu cerebro foi no começo do episódio qdo wildmore fala para o Desmond que ele foi baleado por BEN LINUS! EIS A QUESTÃO como que Ben atirou em Des se nessa realidade(A ORIGINAL) O BEN não saiu da ILHA!!!!!!!

  86. @Luiz Sergio, o que eu quis dizer é que para aquelas pessoas que desembarcaram em LA na paralela, o que aconteceu na ilha não fazia parte de suas vidas, portanto é razoável afirmar que àquela altura o lugar, Jacob e etc não existiam conscientemente (ainda) para eles.

  87. O Walace,

    Ben atirou no Desmond antes de voltar para ilha no segundo voo,ele queria matar Penny mas Desmond interferiu e levou um tiro.Acho que Windmore pegou Desmond ainda no Hospital e levou para ilha.O que aconteceu nesse meio tempo na ilha foi rapido é vemos um episodio p cada personagem ai parece que passou muito tempo.Acho que é isso

  88. Rapaz! muito bom!
    novamente a Dupla Desmond e Faraday! reveladores!
    agora uma coisa q eu n ví ser comentado, quando a Eloise fala pro Desmond que alguém afetou o seu modo de ver as coisas e que isso era uma violção! COMO ASSIM?!
    ótimo episódio! mt love! 🙂

  89. Eu fico lendo aqui todas teorias uma melhor q a outra, pena q eu não tenho essa capacidade de criar teorias, q dizer até crio algumas mas que não tem pé ne cabeça por issoq não posto aqui heheh.
    Como já disse um ep com Desmond só poderia ser maravilhoso.pena que Lost tá acabando =/

  90. tem gente dizendo que os flash-sideways continuam inúteis por q eles não estão na realidade certa e terão que voltar pra deles.

    acho que não existe isso de voltar. é isso e acabou. o que vai mudar é a postura de cada um em relação à nova vida que lhes foi dada, agora que estarão conscientes de que viveram outra.

  91. É claro que a Eloise sabe da realidade paralela!

    Em 1977 ela matou com um tiro o Daniel, que ela, fora da ilha, deu a luz e viu crescer. Por isso que ela sabe sobre as realidades, do tempo, prevê as coisas, etc.

  92. Blog do SiNiStRO_UEL:

    Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
    Teoria de LOST por SiNiStRO_UEL
    Prestem atenção!

    Quem chega na ilha e morre na ilha, tem a oportunidade de nascer de novo e refazer sua vida já sabendo o que vai acontecer até a hora em que chegam a ilha, podendo ou não tentar mudar seu destino, ou seja, sair do The Circle (se é que alguém vai me entender!) tenho certeza que matei LOST com essa teoria!
    Postado por SiNiStRO_UEL às 23:45
    Marcadores: Teoria de LOST por SiNiStRO_UEL

    http://sinistrouel.blogspot.com/2009/02/teoria-de-lost-por-sinistrouel.html

  93. Poxa, eu terminei o episódio com o seginte pensamento: "eu não entendi NADA". Daí chego aqui e vejo todo mundo tendo um orgasmo…
    Parece que quem vive na realidade paralela, aqui, sou eu!

    Depois de ler todos os comentários eu entendi algumas coisas que eu não entendi vendo o episódio:

    1) O Charlie e o Faraday estavam naquelas "viagens" todas pq eles morreram na ilha e isso está fazendo com que eles tenham consciência de coisas que os outros não têm. Eu não entendi exatamente pq isso acontece, mas a explicação de vcs faz sentido.

    2) O Desmond da ilha ficou com aquela cara de zumbi-retardado, no final, pq ele tomou consciência da realidade paralela e compreendeu que ele tem, sim, algo importante para fazer na ilha para que tudo dê certo.

    3) O Desmond da realidade paralela tomou conhecimento da realidade da ilha e percebeu que cabe a ele mostrar para todos os losties que a realidade da ilha aconteceu (e, desta forma, ele pensa em ajudá-los a encontrarem os verdadeiros destinos?!)

    Quanto ao triângulo do Faraday, ao qual se referiram o JOHN e V_ Leal, eu não entendi bulhufas…
    Se alguém puder explicar aquilo em linguagem de gente normal, por favor me explique! :o)

  94. Fãs de Lost, a melhor série de todos os tempos, participem por favor da campanha "Podcast com duas horas de duração"!!!!
    Davi e Juliana, se tem um episódio q merece ser esmiuçado é este!!!
    Gente, uma ajudinha aí! Podcast de duas horas já!
    Abraços a todos os reais fãs de Lost q não ficaram corneteando antes da hora.
    If something goes wrong, Desmond is my constant!
    Dá-lhe Faraday!

  95. Olá, realmente esse é um grande episódio. Suas sutilezas abrem uma série de interpretações…

    Queria chamar atenção para um detalhe, mas cujas consequências são bem grandes. Nos "Comentários" está dito: "… é submetido a um estranho teste envolvendo campos eletromagnéticos, vislumbra, ainda que de forma não plenamente consciente (até um certo ponto, claro), sua vida na realidade paralela."
    O detalhe que gostaria de apontar é o seguinte. Não é a consciência do Desmond da ilha que vai até a realidade "paralela" e vislumbra alguns de seus desenvolvimentos. Pelo contrário. O Desmond "paralelo", sob influência de Charlie, percebe que há algo de estranho, como que oculto, em seu mundo. É essa consciência "paralela" que vai para a ilha (não é à toa que Desmond se torna tão subserviente a Widmore – o que faz até mesmo Zoe estranhar dizendo que a experiência havia fritado o cérebro dele). O mecanismo é o mesmo de "The Constant". Não era a consciência do Desmond da ilha que retornava no tempo, mas a do passado que avançava (por isso ele não conhecia Said no barco) .

  96. Eu tenho uma teoria de que gosto particularmente:

    O Desmond da realidade paralela vai reunir todos os losties para os fazer ir para a ilha (voo Ajira? outro voo?)

    Uma vez lá chegados, os losties vão mudar o passado de 1977 e impedir os outros losties de detonarem a bomba.

    Isso vai fazer com que o incidente aconteça e com que o avião caia em 2004.

    Ao cair em 2004 o avião, os losties vão, de novo, fazer tudo como fizeram antes, o que fará com que a bomba seja detonada em 1977, o que criará de novo a realidade paralela e fará, de novo, com que os losties voltem à ilha para o impedir.

    Assim, o avião a cair – do início da série – é o início de mais um loop.

    o sacrifício pedido ao Desmond vai ser o de viver para sempre esse loop. Ou então o de morrer… Seja como for, o Desmond ficará sempre sem a Penny, mas reconfortado por amá-la e deixá-la bem em cada uma das realidades. Que dizem?

  97. bf, mas como o desmond da realidade paralela vai fazer eles irem pra a ilha se a ilha está submersa? A não ser que haja duas ilhas rs, o que pode ser possível.
    Mas sua teoria é legal.

  98. Olha, minha aposta é não houve viagem de consciência, não ainda, mas que Desmond ficou todo confiante e centrado pq ele esta vendo o futuro agora, parecido com a primeira vez que foi exposto a carga eletromagnética na explosão da escotilha. E como esta é a segunda vez que encara visões do futuro, podemos esperar que ele enxergue mais longe e com mais precisão do que antes. Viagem de consciência só ocorreu quando ele atravessou o fenômeno que cerca a ilha e sofreu um bocado com isso. E se o Desmond da Paralela acordasse dentro duma caixa com solenoides gigantes ele teria que estranhar e não ficar todo confiante.

  99. Brunno, quando eles foram para a ilha no Ajira, foram parar a 1977. Ora, sendo assim, a ilha ainda não está afundada. Aliás, a ilha só foi mesmo afundada porque eles voltaram! ehehe. Confuso, certo? 😉

  100. Este episodio foi minha constante para entender lost rs
    Simplesmente genial!! Gostei da teoria postada pelo V_Leal, foi mais ou menos o que eu imaginei… acredito que desmond será o responsavel por "trazer" as lembranças dos demais losties da realidade paralela e unir as duas realidades. No final apenas uma irá existir. Vou colar o comentario do V_Leal aqui embaixo para quem não leu:

    """Comentarei o mais importe, o caderno do Faraday. No final do seu triângulo lá está:

    Acima temos SPACE TIME INVARIANCE = Espaço de tempo que NÃO VARIA! Pois segue LEIS.

    O que temos na ilha além dos losties? LEIS!!! Volte e meia ouvimos "você não pode matar fulano, existem leis…"

    A ilha é regida por leis da física!

    Temos ainda um meio círculo no triângulo de Faraday, dentro desse meio círculo se lê: "Intervalo de espaço-tempo" e na linha do triângulo um ponto identificado como OBJETO A – velocidade da luz.

    Esse "objeto a" possivelmente é a ILHA, que viaja no tempo e no espaço a velocidade da luz. Por isso ela ficou indo pra lá e pra cá no tempo-espaço, ela é como uma nave. Einstein disse qu viagem no tempo (no caso para o passado), teoricamente seria possível caso se inventasse uma "nave", um "carro", um "avião" que sustentasse isso. Pois bem, criou-se a Ilha.

    Agora o mais interessante está na base do triângulo:

    REAL space
    IMAGINARY TIME.

    OU seja, a realidade "paralela" nada mais é que um tempo imaginário!

    Melhor que isso, Faraday indica um ponto no seu diário em que o Tempo Imaginário e o Espaço Real se encontram!

    Traduzindo: A realidade dita "paralela" pode se chocar com o espaço real = acontecimentos na Ilha. Teríamos as duas "realidades" se alinhando, acredito que ela se realinhará em forma de lembranças, todos vão se lembrar no tempo imaginário o que aconteceu na ilha.

    Em que lugar Jacob vs Flocke se encaixam?

    Vejamos, não temos mais bomba para explodir, a única enorme energia que pode ser liberada da garrafa, objeto a, vulgarmente chamado de Ilha, é Flocke. O cara é pura energia, tempestade magnética – vide raios internos quando ele se transforma em fumaça.

    Se essa energia sair da Ilha – o que não pode acontecer -; todos os losties e não losties vão morrer! Não vai ter paralela nem original para contar história.

    O sacrifício de Desmond, provavelmente é abraçar toda essa energia de Flocke, como se ele fosse uma barreira. O que deve ocasionar sua morte, assim como, fazer os losties se lembrarem da "outra vida".

    O tempo imaginário = realidade paralela, sofre a ameaça de não existir mais, porque Flocke quer sair da Ilha.

    Creio eu que esses dois universos não podem existir ao mesmo tempo, como acontece agora. Vide Donnie Darko = realidade tangente vs realidade original.
    Logo vai ter que se optar por uma das realidades. Uma é matéria – espaço, a outra é matéria imaginária. Só que no caderno elas se encontram, como elas se encontram é que não existem mais duas e sim UMA.

    Desmond vai fazer os losties na realidade paralela se lembrarem de suas vidas na realidade original, os losties na realidade original devem também se lembrarem da suas vidas na realidade paralela e no final vão escolher em qual ficar?!

    E definitivamente, Hawking é tão especial quanto Desmond. A velha lembra de tudo e é mais macho que os machos de lost!"""

  101. Meu DEUS
    esse é o melhor seriado do universo
    a maioria dos comentarios fala de finais lindos pra Lost…to mto feliz…comentários perfeitos e um vislumbramento de um THE END inesquecivel!

  102. O problema dos flash sideways não era importância, era a execução/roteiro que não eram empolgantes. Porque o episódio da Kate foi muito chato.
    O fato desse último episódio começar a explicar a realidade paralela não faz com que o episódio da Kate passe a ter uma nova valoração.

    Eu acho que o Desmond vai dar um grande abraço no MIB.

  103. Episódio excelente, assim como todos do Desmond costumam ser. Já é um dos meus favoritos de toda a série. ;P
    Agora sim, eles deram verdadeira importância a realidade paralela, eu já não tava mais vendo sentido nela.

    É por isso que eu gosto de Lost, quando eu acho que to começando a entender alguma coisa, vem esses episódios e me confundem mais ainda. hehehe

  104. O que eu achava que era um erro enorme de continuidade de LOST, para mim não é mais.
    Na terceira temporada, Em um flashback de Desmond (não lembro qual agora :S) tem um quadro que uma hora aparece numa parede, e na cena seguintem aparece na outra (tipo, como se a parede inteira tivesse mudado de lado) E isso acontece no Hapilly Ever After! Perceba o momento em que Desmond entra na sala, o quadro da balança (que representa jacob e o fLocke) esta á esquerda de Desmond e da porta da sala (ficando então, a direita da mesa de Widmore). E seguindo a cena, ele aparece à esquerda da mesa de widmore, acima das bebidas dele…..

    alguem mais viu isso?

  105. É vero… O Desmond já sabemos que pode se "deslocar" no tempo… Mas e a Eloise heim, que parece eternamente deslocada? Dá a impressão de que ela está oniciente de tudo, desde o começo, talvez até quando atirou no próprio filho. Sinistro…
    o.O

  106. não publicar ..pow pra mim lock não morreu,quem estava no caixao do avião ,e q foi enterrado era o mib,dando poderes a lock,e explicando tudo sobre a ilha.nos momentos que a fumaça aparece ,lock sempre sai de fininho,e ele quer a ilha e ficar nela.

  107. @V_Leal @JOHN
    Puuutz! Minha cabeça explodiu. E essa teoria é de Einstein e Minkowski. Minkowski, o personagem que morre no cargueiro por não achar sua constante e que é o motorista de Desmond na paralela. Já tinha a dica no nome do cara faz tempo. Assim como tivemos referência a outros filósofos e cientistas (Locke, Hume, Faraday…)

  108. Nao era o barulho da fumaça nao!
    era o barulho da maquina de lavar dele no primeiro episodio da segunda temporada……….

    Minha teoria é.
    Desmond eh o cara eletromagnetico…
    se ele tocar no Floke… o floke entra em curto…… to certo?
    ele eh como uma pilha…..vai dar um curto circuito no cara……
    e ai… nao caimos para o lado religioso… mas sim para um lado cientifico… onde o mostro de fumaca eh um monstro tecnologico…

    enfim……………….

    temos ai alguns episodios para descobrir realmente o final de tudo!

  109. Todos os episódios centrados em Desmond foram os melhores de toda a série…

    simplesmente GENIAIS as cenas entre ele e Charlie…

    essa temporada volta a me empolgar

    eu estava meio desanimado…

  110. Sensacional!!!! Melhor episodio brodaaaa!! Mas como o proximo vai ser com o Hugo ai semana que vem eu mudo minha opnião! Mas que desmond e hugo são a chave de tudo tá bem na cara não…

  111. gente, episodio maravilhoso… acho que desmond vai conseguir encontrar todos os outros losties no hospital.. jack trabalha la, sun levou um tiro e provavelmente vai cair no hospital de jack,claire vai ter o filho no hospital onde kate tb vai estar, jim vai levar a sun pro hospital.. enfim, acredito ser o ponto de encontro dos losties com desmond.. o que acham? a, e sayd vai visitar o irmao ferido tb por la…

  112. ALGUÉM ME AJUDE!!!

    Penny meia irmã? Quem é a mãe?

    Se a bomba funcionou e o avião não caiu, porque eles continuaram na ilha?

    Tô perdido!!!

    se alguém tiver alguma teoria prá isso, please!!!

  113. Axo q já deu pra perceber q quando alguem morre na ilha (ou a realidade q conhecemos como original), o seu eu-paralelo(!?) na paralela, ganha um mínimo de "consciência" do q já aconteceu, vide Faraday, Charlie, e (não foi mostrado explicitamente, mas acredito q sim) até Mikowsky.
     
    A frase "a morte é só mais uma passagem" ganhou um ótimo sentido na série.
     
    Aliás parece q a experiência de quase-morte (como com Desmond) ou a proximidade dela (como com Juliet) é q causa essa nova "consciência". Detalhe q pro caso de Juliet(aliás como ela faz falta na série), ela na proximidade de sua morte parece "tocar" a sua "consciência" na paralela ("A gente podia tormar um café uma hora dessas"/"Deu certo(Funcionou)!")…
     
    Aproveitando, parece q é daí q vai vir a resposta para os "sussuros"… axo q quem morre na paralela tenta "avisar" alguma coisa pros losties… viagem!? quem sabe??
     
    Enfim, ótimo episódio, praticamente todo focado na paralela (e tinha gente q ainda duvidava da importancia dos flashs)… só fiquei triste, pq foi rápido demais, quando vi…. boom…. Lost!
     
    E por último, voltando à ilha… q raiva do Sayid, esse zumbi tá me dando nos nervos!!

  114. GSDJ, a mãe da Penny na paralela é a mesma mãe da realidade original: nunca apareceu. A diferença é q na original a mãe dela era casada com o Widmore, e na paralela não é (ou então se separaram, já q ele se casou com Eloise).

    Qto à bomba, muitos acham q ela funcinou pq criou uma outra realidade. Então, eles continuam na ilha mas tb vivem a realidade paralela.

  115. Fica uma teoria que eu fiz na brincadeira pra irritar o povo do "love" ahueahueahue
    Imaginem que Desmond morreu por causa do eletromagnetismo, e foi infectado assim como Sayid, e por essa razão foi junto com ele HUAEHAUHUEAHEUAHEUAHHUEUAE. Isso seria muuuuuuito tenso hueahueahue.
    Mas claro que não é isso, senão seria muito decepcionante pra mim pelo menos, pois ficou muito legal do jeito que está.

  116. Outra coisa que eu "entendi" lendo os comentários: o Lostzilla (monstro de fumaça) parece mesmo ser um monstro de eletromagnetismo. É dessa forma que os autores vão juntar a pseudo-ciência com a mitologia.

  117. Hummmm, bom o comentário aqui de cima… será então que o Desmond da ilha vai conduzir todos a morte, e o Desmond da paralela vai ajudá-los a terem a consciência dos acontecimentos da ilha, e assim, conseguirão dar uma segunda chance aos amores que aconteceram na ilha? Acho que vai ser por aí pessoal…

    MENOS um… alguém vai se sacrificar, e ficar na ilha, no lugar de Jacob, e não terá essa consciência na vida paralela, já que precisaria morrer para ter a consciência de tudo.

  118. A. McCoy disse…Uma coisa que acho que ninguém comentou ainda: agora sim parece fazer sentindo o que a Juliet disse no início dessa temporada, no momento em que ela estava morrendo. Ela disse "funcionou", pois no momento de sua morte, ela pode vislumbrar um pouco da outra realidade. Então parece que pode-se ter consciência da outra realidade quando o cérebro está sendo "desligado" ou algo está afetando ele.

    é verdade A. McCoy concordo com vc… isso aconteceu com Chalie quando estava sufocando no avião e com Desmond quanto tava se afogando… deve ter alguma coisa a ver com esse lance de que os que morrem na realidade verdadeira tem uma conciência maior na paralela… sei lá… é como se esse processo começasse quando estão prestes a ficar inconscientes ou morrer, como aconteceu com Juliet,Charlie e Desmond …(não lembro como Faraday viu Charlotte) … e o curioso é que nesses casos todos eles tiveram "visões" de amor…

  119. Meu Deus! Muito bom! Muito bom!!!!

    "See you in another life!" É claro! E os espelhos!!! Faz todo o sentido!!!

    O mais legal é que a constante do Desmond é a Penny e a do Faraday é o Desmond e todos se encontram. E tanto o Daniel quanto o Charlie morreram. O Desmond vai morrer se sacrificando numa luta com MIB? Lembram que o Locke substituiu o Desmond na escotilha?

    Tá ficando muito foda!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  120. A teoria do @bf sobre o loop dos losties da paralela pegarem outro voô e impedir os losties da ilha de destruir a bomba é muuuito interessante, mas essa coisa de viagem no tempo é tão complicada que não dá pra entender bem!

    E alguém comentou que o Desmond vai reunir a galera no hospital, já que Jack, Claire, Sun, todos têm motivos para estar lá: acho muito possível!

  121. Dae Galera!!!
    ME AJUDEM!!!

    A banda do Charlie iria tocara com Danie, mas cadê o resto da banda?
    Só ele veio de avião e os outros?
    Será que os outros estavam no hotel?
    Vi novamente o episódio, DEMAIS!!!

  122. Tosos os episódios de LOST em que as lágrimas me descem copiosamente ,são aqueles em que Desmond está presente.Como daniel Farraday disse" Se tudo der errado ,desmond Hume será minha constante" ,este episódio trouxe á luz a apifania desta frase.Desmond é a constante da Ilha! Tudo que envolve a magia da ilha Hume é o catalisador dessa energia.

  123. Desmond eh uma peça chave na história de Lost, um dos mais importantes… eh por isso q todos os episódios centrados nele são ótimos…
    P mim, esse foi o melhor da temporada ateh agora!!

  124. Majin DJ-X – Revi a cena do Desmond no escritório do Widmore e podemos entender que existe 2 quadros, um com moldura preta do lado esquerdo da mesa do Widmore, outro com moldura branca do outro lado. Mas ainda pode ser que a consciência do Desmond esta andando entre linhas temporais parecidas e numa tem um quadro dum lado e noutra do outro, mas acho dificil pois não há maiores evidências de que Desmond estivesse fazendo viajem de consciência ainda.

  125. Essa tal de Eloise sabe muita coisa cara! Ela tem consciência do presente que esta vivendo e poderá ser modificado por alguém , no caso o Brotha. O Estranho e que frita os meus miolos é: Como ela sabe que vive um presente, tem consciência de outra vida alternativa? Essa mulher sabe muita coisa e, na minha opinião, a chave está nos seus conhecimentos.
    Acho que ela manipulou o filho (faraday) para ir ao passado explodir a bomba e mudar o futuro. Um futuro em que seria feliz ao lado do seu amado e evitaria a morte do seu filho.

    Outra coisa interessante: Na ilha, Desmont salvava Charlie da morte e na realidade alternativa Desmont tenta salvar Charlie do suicídio.

  126. Sobre a teoria de que eles tomam consciencia da vida da ilha qdo estao para morrer, pq faraday disse q começou a ter lampejos e ele pelo q disse nao teve experiência de kuase morte e Desmond nakela hora dentro da ressonância que ele tem lampejos… ^^

  127. as realidades se encontrarao quando os losties comecarem a ter consiciencia de ambas as dimensoes…

    dai, os losties que ficaram na ilha morerrao, subsistindo apenas aqueles da realidade paralela…so nao me perguntem como…

    mas isso nao trara prejuizo, pois os que ficarem vivos terao ciencia de toda a historia…

    e a realidade original servira apenas para resguardar o equilibrio na nova realidade, assim como o quadro no escritorio do widmore.

  128. É bobagem, curiosidade só, não tem nada a ver com os grandes mistérios de Lost, mas alguém notou que quando o Desmond da realidade paralela olha para o painel dos voos, antes de Hurley falar com ele, havia no painel a informação de um voo da Oceanic cuja origem era o Rio de Janeiro? Achei curioso…

  129. O Mr. Eko, pouco antes de morrer, tbm falou com o Locke q cada um deles iria passar por aquilo…

    Alguém, além de mim, considerou a possibilidade d o Desmond da ilha ter trocado de lugar com o da realidade ao voltar do choque eletromagnético?

  130. Como comentaram antes, também achei o local do experimento com o Desmond semelhante à cabana que seria do Jacob.
    Acho que a Eloise merece um flash-back explicando seu passado na ilha.

  131. A vida que ele estão vivendo fora da ilha ''um futuro paralelo'' não passa de um lapso em suas mentes , depois que a juliet explodiu a bomba, eles apagaram . e agora estão vivendo em ''duas vidas'' uma ''verdadeira e a outra ''falsa'' . e agora que desmond ''conseguiu'' perceber isso com a ajuda de charlie e daniel irá tentar fazer com que os outros também consigam perceber assim achando sua constante fora da ilha. E depois que conseguirem perceber isso iram continuar vivendo na ilha depois que o apagão aconteceu quando juliet explodiu a bomba.( então podemos pensar que juliet naão morreu e que tudo que acontceue na ilha deppis da explosão também nao aconteceu)
    HelenalostBrasil

Deixe um comentário para Rodrigo Cancelar resposta

Envie seu comentário!
Escreva seu nome aqui