Michael Emerson afirma em entrevista: “Ainda não vejo um final à frente”

E como não podia deixar de ser agora que nos aproximamos da estreia da última temporada, a cada dia pipocam na internet mais e mais entrevistas com produtores e elenco falando sobre ela. A que vocês conferem abaixo na íntegra, foi feita pela jornalista Natalie Abrams do Tv Guide, para o site Seattle Pi com o sempre ótimo Michael Emerson. Tem de tudo um pouco nessa entrevista, desde coisas que vão empolgar muitos, quanto outras que podem colaborar para gerar expectativas negativas naqueles que temem o que o final da série reserva.

Como você se sente agora que o final da série está próximo?

Michael Emerson: Sinto muita curiosidade, porque considerando o que já gravei até aqui, ainda não vejo um final à frente. A narrativa continua se expandindo em vez de se contrair. Ficou mais fragmentada em vez de ficar mais unificada. As pontas ainda não estão se unindo, continuam soltas. Vai ser incrível ver como tudo termina. Alguns dos grandes mistérios da série estão sendo respondidos. Em cada episódio, algo grande é resolvido, mas ainda deixa um mistério.

Leia mais…

    Você gostaria de ver a redenção de Ben no final de Lost?

    Não sei. Já tive mais esse desejo do que tenho agora. Algumas vezes penso que os personagens talvez fiquem melhores se ficarem sozinhos. Não sei porque pensei que a redenção pudesse ser satisfatória. Talvez, o que seja satisfatório é que algumas coisas nunca mudem. Penso que veremos todo tipo de final para cada um dos personagens na série, mas talvez o Ben apenas saia de cena para fazer aquilo que fez a vida toda.

    Ninguém sabe qual é o objetivo final de Ben. Ele quer controlar a ilha, talvez o mundo? Tudo o que ele faz é pessoal?

    Me parece que ele quer a ilha, a possa e o controle dela, mas o que isso significa exatamente? Ainda não sabemos para o que a ilha pode ser usada. Ela é uma ferramenta? Um mecanismo? O que esse mecanismo faz? Deve fazer algo bem grande para que as pessoas briguem por ela de forma tão apaixonada. Se isso for respondido, será uma das maiores respostas.

    Você acha que Ben se sente mal por ter matado Jacob, ou isso é apenas mais um passo na direção certa para atingir seu objetivo?
    Eu acho que o Ben tem algum tipo de remorso. Ele é rápido em colocá-lo de lado. É quase como se Ben entendesse que essas mortes não contam como as outras pessoas contam. Há um certo jogo em cima disso rolando, mas não sei se isso será esclarecido.

    Na temporada passada vimos que Sayid contribuiu para que Ben se tornasse o homem mau que é hoje quando atirou no jovem Ben. Você acha que ele ainda seria mau se Sayid não tivesse atirado nele?

    Uma das coisas com a qual estamos lidando é se a causalidade é uma via única dinâmica. Será que algumas coisas levam a outras? Será que o curso de eventos ou personagens pode ser mudado ao se voltar lá atrás e mexer com eles? Isso levanta a questão do que estamos observando quando as pessoas se movimentam no tempo e espaço em Lost. Aquilo é viagem no tempo ou estamos lidando com um artifício narrativo que ainda não entendemos?

    Você sabia que foi daquela forma que Ben se tornou mau? De que talvez ele tenha parte do monstro de fumaça nele?
    Não, ainda não sei o que muitas daquelas coisas significam. Eu fiquei surpreso. Achei que foi uma coisa ousada quando mostraram o jovem Ben sendo baleado por Sayid. Acho que aquilo ajudou a moderar nossa visão sobre ele ou justificar alguns de seus comportamentos.

    Ainda há muito a se descobrir sobre os Outros. Isso será explorado?
    Algumas coisas sim. Eles não são um grande mistério agora. Sabemos quem os Outros são. Eles chegaram ali por diferentes razões em diferentes períodos de tempo e se encaixaram numa estrutura de homens poderosos e ambiciosos que querem comandar a ilha. Não sei se os Outros estão ligados ao porque deles estarem lá ou ao que são aqueles poderes.

    Alguma chance voltarmos a ver Annie de novo?

    Tive uma conversa com Terry O’Quinn outro dia. Eu falei que alguns pontos da trama vão simplesmente ficar sem resposta, como aquele boneco que Ben carrega com ele mesmo já adulto. Não voltamos a tocar nisso por dois anos e receio que quem Annie era, será uma coisa que ficará no ar.

    Todo mundo tem mantido sigilo sobre a última temporada de Lost, mas os produtores executivos Damon Lindelof e Carlton Cuse revelaram que Michael e Libby estariam retornando.

    Pode ser que isso não seja assim um prêmio tão grande ou mesmo um spoiler como você pode imaginar. Não sei em que circunstâncias ou quanto desses personagens vocês verão.

    Michael estava trabalhando como seu informante no navio até ele explodir.

    Sim, ele foi um belo informante. Suponho que a dúvida se ele morreu no cargueiro será respondida na 6ª temporada.

    Você acha que os fãs ficarão satisfeitos com a última temporada de Lost?

    Alguns sim, outros não, tenho certeza. Isso é complicado, e não importa o que o final seja, haverá discussão sobre ele. Não acho que eles vão simplesmente colocar um tela preta no final. Tenho grandes esperanças de que vá ser uma dessas coisas que você diz, ‘uau, meu Deus, que incrível!’ ou ‘Ah, então era isso o tempo todo e eu nunca soube o que via até agora.’ Espero que o final seja algo que nos jogue de volta para a 1ª temporada e nos faça assistir a série inteira de novo com novos olhos.

Artigo anteriorArtes inspiradas em Lost
Próximo artigo8 posters de Lost que você vai querer ter em casa

16 COMENTÁRIOS

  1. Falou e disse! É exatamente esse o pensamento que tenho: "Espero que o final seja algo que nos jogue de volta para a 1ª temporada e nos faça assistir a série inteira de novo com novos olhos." Algo como: "caramba, e eu não notei que o Locke isso e que a ilha aquilo desde a primeira temporada!!!!" rs…

  2. Michael Emerson diz que ainda não enxerga o final e que "as pontas ainda não estão se unindo, continuam soltas.", parece que essa temporada vai ser um chute no saco, soco na cara e voadora no pé da goela a cada episódio, reviravoltas até o último segundo. Medo? Quem não está! Em Carlton e Damon, eu confio.

  3. Esse esquema de pontas soltas só vai nos deixar mais loucos querendo saber quando tudo vai ser resolver…
    Igual na última temporada… quando ficamos esperando a reunião dos Oceanic 6, estando cada um em um canto da ilha..

    Não tenho dúvidas que a 6ª temporada será inesquecível…

  4. "Suponho que a dúvida se ele morreu no cargueiro será respondida na 6ª temporada."
    Alguém tinha dúvidas de que ele tinha morrido? Não sei como alguém pode sobreviver a uma explosão de bomba bem no meio da fuça… Acho que isso pode significar que "Mike is alive"!

    E sobre o final ser algo que nos faça assistir a toda a série com outros olhos… Acho que é o que todo mundo quer, mas lembro de ter lido que Carlton ou Damon tinha dito que o final não seria desse tipo. Estou enganado? Espero que sim.

  5. Ontem a Globo exibiu o episódio pós tiro do Sayid no Ben. Quando o Alpert diz que o menino vai perder a inocência e o leva não sei pra onde, fiquei com a sensação de que ele o leva para o MIB e logo depois ele acorda com o FLocke.

    Outra coisa que revi foi o pêndulo que marca as janelas pra voltar pra Ilha, do jeito que Hawking elogiou a "pessoa" que fez, só pode ter sido o Faraday quem construiu o pêndulo nos seus passeios de submarino com o grupo de cientistas.

  6. O final vai decepcionar… tá na cara…

    E os caras não vão responder nem metade das coisas que eles colocaram como mistério…

    PS: Vlw pelo não aviso de spoilers Dude… O cara fala que Libby e Michael retornarão nessa temporada…

  7. E desde quando isso é spoiler a partir do momento em que os próprios produtores divulgam em coletiva de imprensa???

    Spoiler é revelar a circunstância do retorno, o que não foi feito. Saber que eles aparecem em algum momento não. Menos radicalismo na hora de interpretar o que é ou não spoiler não faz mal a ninguém…

  8. Davi, acompanho o Blog há séculos, e sempre que tem spoiler, por menor que este seja, vocês avisam… Seja de presença de personagens ou QUALQUER coisa… Afinal de contas, esse é um dos motivos do DUDE ser um blog frequentado por pessoas que gostam e por pessoas que não gostam de spoilers.

    Falar que dois personagens que morreram reaparecerão na série é sim spoiler, independente da coletiva de imprensa ou não…

    O Blog de vocês é sensacional, acompanho ha anos, mas quando existe uma mancada, é melhor falar para poder ser corrigido.

  9. Tarcisio disse…
    nao quer ler spoiler, entao nao vem pra cá, brother
    ———————————

    Acompanho o Dude justamente por ser um blog que em 99,99% das vezes, avisa se tem spoiler ou não Tarcisio…

    Discordo plenamente do seu comentário

  10. se ele disse que o final está espandindo a trama em vez de afunilar ela, isso só pode significar que eles vão deixar pro ultimo minuto, as cenas que devem responder o que é a Ilha

    Mas aí eles devem deixar tudo isso como se fosse algo que ninguém nunca vai ter certeza do que foi

    Isso meio que me dá medo, mas por outro lado pode ser legal porque eu acho que eles vão usar a historia dos personagens como origem de alguns misterios e talvez a ilha como a coisa que fazia esses misterios acontecerem, mais ou menos como falou o Ben sobre a "CAixa Magica" que cria coisas a partir do seu desejo

  11. Ah não, Dudu
    Adoro você e todo o pessoal do papo de gordo, mas esse rafael santos tem um sotaque insuportável… não tem como ouvir alguma coisa que ele fala sem não ficar puto com a voz dele…

    Troca por algum outro convidado que ficará mais rox ouvir o poadcast.

    Abraços e sorte

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário!
Escreva seu nome aqui