Comentários dos episódios 2×23 e 2×24 “Live Together, Die Alone” – FINAL DA 2ª TEMPORADA

Em primeiro lugar gostaria de destacar o quão chocado fiquei com esse final de temporada. Ela não apenas respondeu uma grande pergunta (o que causou o acidente do vôo 815), como lançou novos e intrigantes elementos na mitologia da série. Aliás, há de se destacar que os caras (produtores/escritores) foram bem corajosos construindo um roteiro que tenha privilegiado uma enorme virada de foco para 3ª temporada. Quer dizer então que muito do que acontece na ilha não apenas é de fato algum grande experimento, como também vém sendo monitorada a tempos no ‘mundo exterior’ como aquele final deixou claro? Eu confesso que só me dei conta de que estava ouvindo os caras falando português depois de voltar a cena. Que final!

A 2ª temporada foi sem qualquer sombra de dúvida, uma temporada bastante diferente da 1ª. Não que ela não tenha nos proporcionado vários daqueles deliciosos momentos de tensão misturado ao suspense e adrenalina que se perpetuavam em cada um dos episódios da temporada de estréia, mas sim que seu objetivo principal ao longo desses 24 episódios foi o de introduzir o elemento ‘Dharma’ na trama, e claro nos dar a chance de conhecer mais dos losties originais, bem como os novos personagens que surgiram (os tailies e obviamente os “Outros”). Críticas à parte, devemos reconhecer que essa ‘pequena’ diferença em relação à 1ª temporada (basicamente centrada em mostrar a ilha e seus mistérios) trouxe uma nova dimensão à trama tornando-a não apenas muito mais interessante, mas também proporcionando à àvida legião de fãs (nós), muito mais sobre o que pensar, discutir, teorizar e etc, e exatamente por esse motivo bato palmas para esse “Live Together, Die Alone”, o episódio que não apenas corroborou essa nova percepção, mas também deixou um gancho magnífico para a desde já aguardadíssima 3ª temporada.

Humm, então finalmente descobrimos em uma só tacada para que serve o ritual de se pressionar o botão a cada 108 minutos e o que causou a queda do avião. Vocês gostaram da explicação? Eu particularmente a considero bem satisfatória (ignorando as leis da física é claro), mas ainda assim faço uma ressalva. Ok, sabemos que o nosso brother Desmond foi o culpado involuntário pelo acidente que agora se distancia de uma ‘armação’, mas como explicar as várias ligações entre aqueles passageiros? Coincidência? Destino? Reflexões e muito o que discutir pela frente …

E falando em Desmond que tal seu passado? Tão ou mais dramático que o de muitos que já conhecíamos não? O cara era namorado de Penny Widmore, que vinha a ser a filha de Charles Widmore que por sua vez certamente deve ter ligação com a Dharma. Pouca coisa? E que tal saber que ele conheceu a Libby, ou melhor, a Elizabeth, uma viúva cujo marido David (seria o Dave da clínica psiquiátrica de Hurley que conhecemos no ep. 2×18?) havia falecido deixando para ela um barco, sim aquele mesmo veleiro que levou Desmond até a ilha! Mas será que ele foi parar lá por puro acidente ou foi ‘levado’ por influência do Sr. Widmore? Mais perguntas só para variar um pouquinho. E já que são poucas, qual era a do Kelvin Inman? O cara era irmão gêmeo de Joe Inman, aquele agente da CIA que vimos no ep 2×14 ou era o próprio Joe com nome trocado? Lá vamos nós fundir a cabeça.

Sem dúvida há muito a se falar desse final, mas resumidamente há alguns pontos cruciais que merecem nossa atenção:

  • A ilha guarda mais segredos do que aqueles que imaginávamos conhecer. O que significa aquele gigante pé de 4 dedos que ao que parece é parte de uma estátua visto por Sayid, Sun e Jin?
  • Que papel os ‘Outros’ representam na verdade? Por quê e para quê toda aquela encenação, e sobretudo, qual a importância do trio Jack, Kate e Sawyer para eles?
  • Fenry (o fake Henry Gale) diz ao Michael que eles são os “bons”. Mas o que se extrair disso? O que é o “bom” para eles?
  • Que novas consequências o fênomeno eletromagnético da ilha vai causar?

Eu poderia ficar aqui escrevendo mil coisas sobre esse final, dizendo como foi divertido descobrir a senha para a pergunta que o Desmond fez ao Locke lá no início da temporada, ou então comentar sobre o porquê daquela luz ter se acendido na escotilha quando Locke batia desesperado lá atrás no fim do episódio 1×20 “Do no Harm”, ou ainda questionar o porquê da mudança súbita de comportamento do Locke (perdendo a fé), ou quem sabe destacar o quão legal foi ver a Claire se reaproximando do Charlie, mas não vou tecer maiores comentários sobre esses pontos, tarefa que deixo com vocês, mas antes de encerrar, quero dizer o quão divertida e prazerosa tem sido a viagem em busca das respostas para todo esse mistério de Lost até aqui. Se o final de tudo vai valer à pena eu não sei, mas que o percurso tem sido a melhor parte até agora, ah isso tem. Portanto, let’s get Lost!

Por Davi Garcia

Quer saber o que toda a galera do Dude achou da 2ª temporada? Clique aqui!

Artigo anteriorJulie Adams na Terceira Temporada
Próximo artigoFofoca da boa…(SPOILER)

78 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, to boquiaberto até agora… Tentando digerir tanta informação…
    O q aconteceu com o charlie afinal? fico abobado? eko locke e desm morreram la dentro será? Gostei do sayid abrindo a porta da dharma no acampamento… aiai alguns meses de espera que triste =(

  2. Estranho…Se foi a atração magnética que derrubou o avião, pq os números emitidos via rádio que trouxeram a equipe da Francesa?!? Pq os números q o Hurley jogou são exatamente os mesmos da Hatch? Tem algo mau contado ai…e se quer saber, não acreditei na “solução” de ter sido o Desmond o indiretamente culpado pela queda do avião….
    To mais LOST que o pessoal da série!! rsrs

    Léo**

  3. tou morrendo de medo de Sayid ter morrido!!!!!!! Que droga… quando vou poder pegar o torrent legendado!????
    Deve ter sido muuuito massa o final!!!!

  4. Nossa, o que falar desse final de temporada! Bombástica :p
    Eu adoreiiiiii!o/
    Ação, suspense… mistérios resolvidos… mais enigmas! Sim sim… Lost sabe como nos prender, pq eu quero ver logo a terceira temporada! Definitivamente, apesar de algumas “viajadas”, a fórmula da série provou ser vencedora e inovadora! Davi disse tudo, só deixo aqui meu desabafo! Fiquem ligados que Dude vai falar muitooo desse final! Abraço galera!

  5. Nossa, muito bom! Muito bom mesmo! Algumas respostas e muitas perguntas! Fiquei satisfeito com a resposta pra o que acontece se não apertar o botão mas não sei se foi isso mesmo que derrubou o avião.

    Fiquei surpreso quando vi aquele final onde tinha dois caras falando português num lugar frio pelo jeito. Pra mim a tal filha do Widmore sabia dos planos do pai com a Dharma e sabia que o Desmond estava em algum lugar que emitia elotromagnetismo, daí colocou aqueles dois pra ficar monitorando até conseguir algum sinal ou algo parecido.

    E uma coisa que ninguém comentou: Que cara estranha foi aquela do Jack no final? Parece que ele estava feliz de todos terem sido capturados. A Kate e o Sawyer quando olharam pra ele fizeram uma cara de decepção como se tivesse descoberto algo naquela hora. Pra mim a cara de decepção dos dois e a cara de felicidade do Jack é porque ele é um dos Outros. Acredito que seja isso, não vejo a hora de ver a terceira temporada.

  6. Vcs viram q o Kelvin começou a perder a fé dpois q apareceu com aquele corte no roupão? Acredito q haja algum tipo de infecção…
    Comenta aí pessoal

  7. Pelo menos a teoria do Desmond de que não existe mais nada no mudo além da ilha furou, ele disse que não adiantava navegar pra qq direção que nunca sairiam de lá, só que o resto do planeta continua existindo, vide a base polar!

  8. Simplesmente incrivel. Estou chocado.. algo me dizia desde o episodio 22, que a verdadeira experciencia psicologica, era com aqueles que ficavam anotando tudo o que as pessoas faziam na The Swan, e nao o fato de ficar apertando o butao. Ou talvez quem sabe, realmente era uma experciencia, mas devido ao “incidente”, se tornou real. Aquela fita da The Pearl, o cara me parece estar bem mais novo do que na fita de orientaçao da The Swan. Sei la…

    Agora, sobre a “chave”, acho que aquilo deve ser algum tipo de reversao ou liberaçao completa do eletromagnetismo… Sera que eles realmente matariam o Eko e Locke desta maneira? Nao da pra saber ne, apenas imaginar.. que venha a 3a temporada

  9. Essa série é mesmo brilhante. O roteiro é tão fantástico que nos surpreende não só pela quantidade de adrenalina qto pelos momentos dramáticos.
    Pra citar dois:

    -qdo os losties desmascaram o Michael na mata, Harold Perrineau está muuuito bem, assim como Jorge Garcia. Momento espetacular.

    -qdo o Desmond acha a carta da Penny dentro do livro de Dickens.

    E mais referências:

    -o último nome do Desmond é Hume, outro nome de filósofo assim como Locke e Rousseau.
    -a amada de Desmond se chama Penélope, assim como a amada de Ulisses que o esperou por anos a fio enquanto ele estava na ODISSEIA, de Homero.

  10. São tantos os comentários que nem sei por onde comentar.
    Esse episódio duplo foi simplesmente fantástico!!!!

    Vamos lá (me desculpem se eu for meio radical nas opiniões, mas é que li alguns comentários com muita bobagem, especialmente no Orkut):

    FLASHBACK DO DESMOND:
    Muito bom, com certeza o mais esclarecedor da 2a temporada. Descobrimos que ele era é escocês, se chama Lance Desmond David Hume e era do exercito britânico e passou algum tempo na prisão militar. Confesso que não esperava aquela motivação romântica por trás da história dele. Mas foi bem interessante.
    – A Libby/Elisabeth não apareceu ali por acaso, para oferecer o barco ao Desmond. Uma coisa é certa: teremos mais flashbacks da Libby na 3a temporada, pois tem muito assunto em aberto dessa personagem.
    – Porque o Desmond foi preso? Seria alguma manobra do sogro Widmore?
    – Acredito que ele morreu para salvar o mundo. Mas torço para que isso não tenha acontecido, pois se tornou um personagem muito forte, ao nível do Sayid. Ah, e a sua namorada, a Penélope Widmore… é linda!

    MICHAEL:
    Apesar do roteiro utilizar o clichê do criminoso que confessa tudo no final, acho que a forma como a cena foi feita ficou ótima. A explosão do Jack, a cara de nojo dos outros, a medida que o Michael confessava. E ao contrário de outros, não achei imbecil a reação deles. Apesar do Michael confessar tudo, ele ainda continuava sendo um pai desesperado, tentando salvar o filho. Eles ficaram meio sem saber como reagir.
    – Fiquei esperando o barco explodir, assim que se afastasse….. rssss….
    – Ta muito fácil aquele final dele, mas como vi numa entrevista dos produtores, que dariam um fim a história do Walt e do Michael, acho que eles não aparecerão mais na série (e passei a acreditar nas entrevistas, pois tudo que disseram se realizou).
    – Liberaram os dois, porque provavelmente foi um bom negócio: Jack, Sawer e Kate devem ser mais valiosos do que o Walt.

    SUN – JIN – SAYID
    Só o fato dos três estarem chegando para resgatar Jack e Cia, já mostra que o começo da 3a temporada será eletrizando. Cada vez mais acho o personagem da Sun interessante, mostrando-se inteligente e corajosa.
    – Aquela (parte da) estátua, com 4 dedos… que p… é aquela? Será que foi arrastada pelo eletromagnetismo da ilha? Para mim, é a mesma situação do barco Black Rock, lá no meio da ilha.

    SAWER – KATE – JACK
    Muito boa a cena em que Sawer entende que Jack e Kate realmente haviam ficado presos numa armadilha, e não transado…
    Jack finalmente tem uma reação forte, tentando salvar os amigos…

    DIVERSOS
    – Inacreditavel que a retardada da Claire iria injetar uma vacina desconhecida no filho….
    – O cara que resgatou o Desmond é o mesmo que prendeu o Sayid, usando outro nome ou é seu irmão? É a mesma situação do japa nos vídeos Orientation, a cada momento com um nome diferente…
    – O parceiro de Kelvin chama-se Radzinsky… ele que editou o Orientation, cortando uns pedaços.. porque e quem seria esse cara?
    – Eu disse que a escotilha da VILA DE PESCADORES dos OTHERS era falsa!!!!!!
    – A escotilha PEARL também era falsa… ninguém nunca leu os livros com as observações… me deu um arrepio ao ver aquela montanha de recipientes com os livros… imaginei quantas vezes em nossa vida somos usados assim, como a dupla que ficava anotando tudo e enviando, sem que ninguém lesse nada…
    – FOI O DESMONDE QUE DERRUBOU O AVIAOOOOOOOOO…. Isso ficou claro, por favor, parem de procurar chifre em cabeça de cavalo!!!!!
    – O Zeek Barba chama-se TOM… E não é o chefão dos Others…. é o Henry Fake!
    – Quem é que sempre disse que o LOCKE é FODA, LOCKE É O CARA… LOCKE é um MERDA… o último que havia acreditado nas suas teorias foi o Boone, que todos lembram, se f… Pensando bem, o Locke é um coitado, só fez merda a vida toda! Seus únicos acertos foram ajudar o Charlie com as drogas e caçar javalis…
    – Os OTHERS são os mocinhos????? Se bem que o pessoal do PCC se acha “vítima do sistema que cria monstros”.
    – Que viagem é aquela do CHARLIE não saber de nada???? Ele não estava carregando o Mr Eko? Se bem que com a Claire do lado, eu não lembraria de mais nada… Mas falando sério, muito estranho o comportamento dele… só se aquela luz afetou seu cérebro, apagou os últimos instantes…
    – 7418880 ANOMALIA ELETROMAGNÉTICA DETECTADA… isso tem uma cara de Numbers…
    – E os caras falando PORTUGUÊS??? Com certeza é uma base brasileira… o sotaque estava estranho porque os americanos são estúpidos e não se deram ao trabalho de vir buscar um ator brasileiro, na nossa capital Buenos Aires…rssss…
    – O balão com o nome WIDMORE deveria ser um balão usado na busca pelo DESMOND…o verdadeiro Henry Galé deveria estar a serviço da Penny.

  11. to bobo até agora com esse episodio, depois dessa eu vou dormir, muito bom mesmo, pior é esperar até outubro pra ver mais lost.

    obs: eu não quero tornar esse espaço um forum de discussoes sociais mas, querido davi, o sistema cria monstros sim, a nao ser que você viva em um mundinho colorido….

  12. caraca Davi.. acabei de postar minhas impressões na comunidade Lost Brasil e achei quase tudo igual ao que vc escreveu.. juro que não tinha lido antes o teu comentário, mas depois dá uma olhada lá..tá muito parecido..eheehehh

    claro que vc escreve bem melhor do que eu… enfim.. agora é aguardar a terceira..

    enquanto isso, vou pensando o que a gente vai fazer em BOST… putz.. isso vai ser complicado e divertido de fazer…

  13. Nossaaaa…to bobo aki!!!…. Realmente a cena do Sawyer descobrindo q Jack e Kate não tranzaram foi mtoo ilaria =P

    Melhor epi. da 2ª temporada sem duvidas!!

    agora vou durmir..hehe
    T+

  14. To em choque… Preciso Pensar!

    Mas…

    Quando li um spoiler falando “Brasileiros no final da segunda temporada” eu achei que era mentira… Agora se não é verdade é pelo menos dois homens falando português.

    Abraços!

  15. “- A Libby/Elisabeth não apareceu ali por acaso, para oferecer o barco ao Desmond. Uma coisa é certa: teremos mais flashbacks da Libby na 3a temporada, pois tem muito assunto em aberto dessa personagem.”

    Davi Cruz, pra mim isso com certeza foi coisa do pai da tal Penny que deve ter pago a Libby pra oferecer o barco pro Desmond pra ele o levar pra ilha de algum modo. Ninguém encontra outra pessoa num bar, paga um café e dá um barco de presente.

    “FOI O DESMONDE QUE DERRUBOU O AVIAOOOOOOOOO…. Isso ficou claro, por favor, parem de procurar chifre em cabeça de cavalo!!!!!”

    Eu não acredito que tenha sido ele que tenha derrubado o avião. A descarga de eletromagnetismo poderia fazer a aparelhagem do avião parar de funcionar e talvez até tê-lo partido ao meio, mas quando ele bateu no chão, no caso na praia, não acredito que tanta gente ia sobreviver daquele jeito, ainda mais sem quase nenhum ferimento. Eu acho que tem a ver com a fumaça negra que até aparece no primeiro episódio da primeira temporada, quando a turbina explode. Pra mim na terceira temporada vão voltar nesse assunto e revelar que o avião foi derrubado de propósito.

  16. Ricardo:

    Também acho que o Libby pode ter sido paga pelo pai da Penny… porém fiquei na dúvida se o Desmond havia comentado com alguém sobre seu plano de participar da regata. Se nem a Penny sabia da história (só foi saber depois, quando encontra ele no estádio onde estava o Jack).

    Estou achando que estamos teorizando muito sobre a questão do avião ter caído de propósito e das pessoas terem ligações. Pelo que pudemos constatar nessa SEASON FINALE, os produtores estão estão simplificando bastante, em relação as nossas expectativas… veja por exemplo a solução apresentada para os mapas na porta da escotilha (do LOCKDOWN). Os caras estavam pintando por diversão, com uma mistura caseira, sem maiores propósitos…

    Claro que acho difícil de acreditar que ninguém tenha morrido na queda, mas andei pensando a respeito: ondas eletromagnéticas tanto atraem quanto repelem objetos. O avião pode ter sido atraído para a ilha, e no momento que o Desmond digitou os NUMBERS (para descarregar o sistema) essa descarga tenha “absorvido” o impacto. Pode parecer uma viagem, mas vindo de LOST.

    Só sei que estou cada vez mais viciado nessa fantástica série!

  17. Sobre o mapa, pelo jeito o tal Radzinski “pintou” o mapa e escreveu os acontecimentos da ilha, talvez mesmo sem maiores propósitos.

    Agora uma coisa que não vi ninguém comentando, só eu falei lá em cima: ninguém reparou na cara do Jack naquela hora que o barco do Michael vai embora? Ele olha o barco indo, abaixa a cabeça e parece pensar em alguma coisa. Depois Os Outros levantam eles e quando a Kate olha pro Jack, ele está com uma cara meio macabra. Lá em cima eu disse que ele estava com aquele cara porque tinha ficado feliz por finalmente eles terem sido capturado, como se ele fosse um dos Outros, a Kate olha muito surpresa e o Sawyer parece meio surpreso/decepcionado/enfurecido por descobrir que na verdade o Jack faz parte dos Outros. Mas revendo a cena, pensei que talvez possa ser também uma cara meio louca de confiança, de quem tem um plano em mente. Mas se for a segunda opção, do plano, que cara foi aquela? E se ele for um dos Outros, vai ficar muito confuso. Vamos ver.

  18. Eu acho q ninguém comentou sobre a cara do Jack pq ela é irrelevante. A cara q ele fez pra Kate me parece muito mais a cara de alguém que ta com raiva de tudo q aconteceu, mas ao mesmo tempo quer passar confiança para uma pessoa, como se dizendo que eles juntos conseguiriam fazer algo pra sair bem dessa. Não no sentido de ter um plano, mas no sentido de mostrar que os 3 tavam juntos, mesmo que numa situação daquelas.

  19. E sobre o Eko, o Locke e o Desmond terem morrido, tb tenho minhas dúvidas aí. Teríamos que saber precisamente o que acontece quando a chave é virada, o que é a tal “System Termination”. Pelo que entendi do Inman, parece que tudo explode, para evitar que a tal fonte eletromagnética continue aumentando sua força. Mas não podemos tirar conclusões precipitadas. E se alguém tiver pensando sobre pq então a porta da escotilha vôou tão longe… ela é de metal… talvez a explosão ocorrida seja simplesmente uma liberação daquele vazamento eletromagnético. Ou seja, pode ter afetado coisas feitas de metal, como a porta da escotilha, mas não ter matado os 3. Veremos!

  20. Irrelevante não é? Não dá pra afirmar com certeza se é mesmo irrelevante, já que muita coisa na série “parece mas não é”.Vamos ver na terceira temporada.

  21. Vamos lá:

    Ricardo: minha interpretação das caras do Jack é a seguinte.
    – Quando o barco está indo embora, ele baixa a cabeça, claramente decepcionado, pois sabia das intenções do Michael e mesmo assim trouxe a Kate,o Hurley e o Sawer para a emboscada;
    – Porém quando ele olha para a Kate (que está com cara de assustada, assim como o Sawer) está querendo passar confiança para ela, ele sabe que o Sayid está nas redondezas e pensará em uma forma de salvá-lo.
    Não há a menor chance do Jack ser um dos Others.

    Tbdambrosio: Concordo com todos os teus comentários. Só um detalhe: acho que na hora que o Desmond vai girar a chave, ele diz que vai EXPLODIR A MALDITA REPRESA. Foi erro da tradução ou a frase era essa mesmo?

  22. eu acho que ainda tem coisa do aviao para explciar como por exemplo

    sera que realmente foi sem querer?

    sera q as pessoas nao estao ligadas por um motivio?

  23. Opiniões minhas:

    Os caras falando português no final não eram brasileiros, tampouco pareciam portugueses. Aquele sotaque tava com jeito da língua portuguesa falada na África… ou então em Macau ou Timor Leste, que ficam no leste asiático, perto da Oceania, onde está a ilha… agora, putz, quem serão eles? O que estariam procurando, ainda mais a mando da ex-namorada do Desmond?

    E a cara de bunda do Locke? “I was wrong”… será que ele morreu? E o Eko?

    E será que caiu mais alguma coisa na ilha com o choque eletromagnético?

    Os Outros… quem são eles? O que vão querer com Jack, Kate e Sawyer?

    E muito mais…

    Porra, agora é esperar até setembro:(

  24. Minha opinião sobre as caras q eles (Jack, Kate e Sawyer) fazem…

    Qnd o Michael passa com o barco o Jack faz um cara de… sei lah… naum sei como interpretar! Mas depois qnd eles levantam o Jack olha pra Kate e tipo… balança a cabeça, fazendo um sinal de sim, e ela corresponde fechando o olho e fazendo o mesmo sinal! E o Sawyer faz cara de assutado, como q naum ta entendo nada de nada! Foi isso q eu entendi!

    E eu concordo com as palavras do ultimo ANÔNIMO ali em cima!
    Qnd eu vi pela segunda vez o final do episódio pensei a msm coisa!
    Pq um urso polar no meu do mato eh meio estranho naum?!?!? Axo q tem alguma coisa a ver com akeles caras lah sim!

    E uma ultima coisa… adorei os caras falando português!! hauhauhaua…

    =*~ pra vcs!! Vcs fazem um ótimo trabalho nesse blog!
    Quero logo a 3ªtemporada! 🙂

  25. tenho alguns comentarios e tbm (como todos aki) um monte de perguntas:
    1° sinceramente, o episodio ñ me surpreendeu tanto. acho que eu estava com muitas expectativas e as respostas acabaram semdo muito simplificadas.
    2° se a penelope estava procurando o desmond, como ficou implicito nos ultimos minutos, ela já não deveria ter tido alguma informação de atividade eletromagnetica há 60, 65 dias atras, quando o desmond “derrubou” o avião?
    3° o falso henry gale me pareceu ser o chefão dos “outros” que estão na ilha, mas em um episodio passado, ele diz que seu chefe é alguem que não perdoa erros; logo, ele tambem é subordinado. (mas fiquei surpreso ao ver seu perfil de lider na ilha.)
    4°henry disse que, uma vez que michael e walt saissem da ilha, não teriam como voltar… no inicio, pensei que a ilha ñ pudesse ser detectada ou descoberta, já que se passaram 60 dias e nenhum resgate veio, mas agora, vendo que penelope provavelmente sabe a localização deles e sabendo que os outros tem um meio de resgate (vide michael e walt), acho que a ilha é um local muito vigiado e protegido.
    5°se os outros fazem parte da dharma, eles provavelmente sabiam que o não apertar do botão iria causar um acidente como o que trouxe os losties à ilha… pq henry fez de tudo para convencer locke que não tinha apertado o botão, e que o botão não tinha nenhuma utilidade real?
    6°sei que tá um tanto quanto distante na serie, mas me pergunto até hj: onde está o pai do jack? o que é o lostzila? quem são o “adão” e a “eva” da ilha, vistos no episodio “a casa do sol nascente”, lá na primeira temporada?
    7°tbm torci muito pro barco onde estavam michael e walt explodir (hehehe)
    8° estatuas, locke e eko, escotilha, chave do desmond, charlie, libby, a função da ana lucia na serie, as conexoes entre os losties…isso tá me intrigando pra caramba (e sei que vai me intrigar até setembro, no minimo)
    9° e finalmente (por hora): romance como foco principal da 3ª temporada?????? fala sério!!!!!!! deixa isso pra OC!!!

    Fernando Lima – Belém, PA.

  26. Chocada!! Isso q eu estou! Ainda não digeri direito…não sei o que comentar, o que destacar ainda!

    De qualquer forma, acho interessante começar a falar mais sobre os Outros, alias, passou da hora ja!

    Vou visitar o dude sempre para saber sobre o desmond, sera q ele ta na 3a temporada? Sera q morreu?Aff!!!

  27. “Pq um urso polar no meu do mato eh meio estranho naum?!?!? Axo q tem alguma coisa a ver com akeles caras lah sim!”

    Maiara, você viu o episódio 3 da segunda temporada “Orientation”? Lá explica pelo menos por alto, o motivo dos ursos polares estarem na ilha.

  28. Davi Cruz, mto boa a observação. Quando li seu comentário, me lembrei que na hora que eu estava assistindo, tb fiquei na dúvida sobre a tradução. Na legenda está “I’m gonna blow the dam, John”, mas acho que é isso mesmo que ele fala, pelo menos é oq eu entendi. O que eu fico em dúvida é sobre o significado da palavra. Não sei se DAM significa necessariamente represa. Será que alguém sabe melhor inglês? Mas eu acho que pode significar qlq tipo de barragem ou lacre, oq faria mais sentido. Mas de um jeito ou de outro, ficar sem saber se os 3 morreram com certeza é oq me deixa mais ansioso pra ver a terceira temporada.

  29. pior de tudo foi eu assistir a um programa no canal E! falando do final do Lost, onde apareciam uns RUSSOS !!!!!!!
    confundir portugues com russo eh brabo!!

  30. UAHAHUAHAH Americano não sabe de nada e acha q sabe tudo… russo é foda… o problema é q até agora eu não sei se são caras de países africanos q falam português ou se são só atores que não sabem falar direito mesmo. Pq pra mim deu a impressão q é português do Brasil mesmo, só q mto mal falado XD Uma outra coisinha que eu queria q alguém respondesse, aproveitando esses comentários sobre o Season Finale… em que outros episódios o nome Widmore aparece ou é citado na série? E onde aparece que o nome do homem que obrigou o Sayid a torturar o outro era Joe? Eu acho que passou desapercebido esses detalhes. Se alguém puder me dizer, eu agradeço desde já.

  31. Ah, outra observação! Alguém aí disse que acha que o experimento científico na The Pearl não tinha utilidade, ou que ele tinha antes de acontecer o tal incidente na The Swan. Mas eu concordo é com o Desmond. Ele disse pro John q talvez ele tivesse entendido errado, q talvez o experimento psicológico era sobre as próprias pessoas q estavam sentadas nas poltronas da The Pearl. Lembrando que dentro da própria The Pearl também havia câmeras, e q as anotações enviadas pelo tubo pneumático iam parar no meio do mato. Ou seja, as anotações sobre o comportamento de quem estava nas outras escotilhas não eram importantes. Mas eu acredito que aquelas pessoas que faziam as anotações é que estavam sendo obervadas pela câmera.

  32. O português era do Brasil mesmo, falado por americanos (com certeza) que só pronunciaram com fluência o : ” o quê?”. Me lembrei do filme “Fenômeno” que o Travolta fala um português imprestável que só perdeu pra esse de Lost. Detalhe: tem uma brasileira na figuração da ilha, que com certeza poderia ter dado um help com a pronuncia. Tirando isso o ep. foi ótimo.

  33. o henry nao ficou surpreso com o estrondo que deu na ilha? alguém teve essa impressão tbm??

    eu tbm fiquei esperando o barco explodir com o michael e tbm voltei no video pra entender q os caras estavam falando em portugues.. =P

    desmond nao morreu pq ainda nao leu o livro, eh óbvio kkkkkkkkkkkkkk portanto eko e lock estao vivos tbm

    putzzz.. q cena macabra akela dos tubos c/ os livros.. caramba.. chega eu engoli seco qdo vi a cena…

    sayd só vai ajudar jack/kate/sawyer qdo voltar pra “casa” e reunir mais gente com ele.. pq ele só levou no barco uma arminha pequena.. e os others estavam com armamento melhor…

    no episódio lockdown.. oq henry gale fez pra acender as luzes ultra-violeta??? pois no episódio o contador zerou mais nao estremeceu nadaa e aidna acendeu a lampada de UV.

  34. Só uma observação sobre a pergunta do anônimo logo mais acima:
    2° se a penelope estava procurando o desmond, como ficou implicito nos ultimos minutos, ela já não deveria ter tido alguma informação de atividade eletromagnetica há 60, 65 dias atras, quando o desmond “derrubou” o avião?

    No português dos caras (aquilo sim precisaria de legenda) entendi eles dizerem que ”agente não percebeu de novo…” (na legenda ”We missed it again”), então acho que eles se destraíram antes, também…

  35. Voces do blog dizem q o acidente se distancia de uma armação,mas na minha opinião oq de fato aconteceu eh que o Kelvin armou para o Desmond sair da escotilha(tanto que ele disse q sabia q estava sendo seguido e mesmo assim nao fez nada,levou ele para bem longe)a ponto de não dar tempo dele voltar para apertar o botão e,consequentemente,causar a queda do avião.Ou seja,a queda foi de fato uma armação da dharma!!!!!
    Não concordam????? Para mim isto ficou bem claro,e “explica” o pq das relações entre os passageiros no passado…
    Dêem suas opiniões!!

  36. Acabei de rever o final do episódio para poder comentar algumas indagações.
    O que pude realmente entender em inglês quando o Desmond avisa que irá explodir algo foi explodir “that damn” (aquela porcaria) ou pode realmente ter sido “the dam” (a represa). Como tudo é possível em Lost, infelizmente, teremos que aguardar.

    Quanto aos olhares finais entre Jack, Kate e Sawyer dá a entender que Jack está com algo em mente e que requer a aprovação de ambos, tanto que Kate da uma leve abaixada de cabeça e com uma leve piscada de olhos sugere estar a favor do que quer que seja que Jack esteja pensando em fazer.

    Quanto ao português dos caras no final não posso dizer a origem, mas com certeza não são brasileiros e muito menos aquele português não é o do Brasil e nem o de Portugal. Eles realmente dizem que aquilo já havia ocorrido uma outra vez.

    Agora eu que pergunto:

    1º – Vcs notaram a semelhança entre o cara de gorro que fala português com o Jack?

    2º – Se Desmond realmente não apertou o botão uma 1ª vez como que a escotilha permaneceu intacta e não foi “destruída” como dessa vez?

  37. Oi!

    Achei vocês no google. :]

    Eu também achei o episódio de tirar o fôlego. Muitas teorias foram totalmente descartadas agora.

    O falso brasileiro [por causa do vocabulário empregado] é muito parecido com o Matthew Fox. É claro que estava disfarçado com muita roupa, mas dava para notar algumas características físicas incontestáveis. O sotaque estava muito carregado para ser tanto brasileiro, como português ou de qualquer outro país lusófono. E a parte que o outro Jack fala em inglês me pareceu meio dublada.

    E aquele pé?! Será que é do Joop, o orangotango do Lost Experience? Estava muito parecido com a última cena do filme “Planeta dos Macacos”. :]

    Eu, sinceramente, não creio que o Desmond, o Locke e o Mr Eko tenham morrido. O seriado iria perder muito nas questões principais e filosóficas da série, não é?

    Abs,
    Daniela

  38. Leo, concordo com vc sobre o “that damn”. Com esse sotaque carregado do Desmond, fica difícil entender mesmo, mas isso tb faria sentido. Mas com certeza não é “represa”, pq não faria sentido na história. Aliás, o sotaque do Desmond nesse episódio rendeu mais risadas ainda do q no começo da temporada. Se ele já era engraçado antes, bêbado então mais ainda. Os melhores foi ele dizendo “stuck in a bloody snow globe” e “there’s no scape” no começo do episódio Hhahahahaha
    Não acho que o cara da base tenha alguma ligação com Jack, mto menos seja ele. Mas em Lost, tudo é possível. Vai ver aquele é o meio-irmão dele perdido na maternidade Hahahaha do jeito q o pai dele gosta de beber… XD Sobre a escotilha não ter sido destruída da primeira vez q o Desmond deixou de apertar o botão… na verdade, ele apertou o botão sim… tarde, mas conseguiu. E a escotilha já estava sendo bem destruída na hora sim. E dessa vez ele virou a chave, então (pelo que dá a entender) a destruição se deu mesmo por causa disso. Mas tb não creio que eles tenham matado esses 3 personagens. Concordo com a Daniela. E a estátua… nossa, aquilo tb me arrepiou. Dá a impressão de ali já existiu alguma civilização mto maior do q a q existe hoje.
    Sobre o Kelvin ter participado da armação pro avião cair, duvido muito, seria mto forçado. Ele, apesar de trabalhar PARA a Dharma, não parecia ser DA Dharma, ou saber coisas de dentro. Uma pessoa que forja um Lockdown pra poder desenhar um mapa em q não se sabe nada ao certo não parece ser uma pessoa de dentro da empresa. No mapa havia mtas observações e incertezas, como de alguém que estivesse tb tentando descobrir os segredos da ilha.
    Sobre o Henry ter ficado sem reação, acho q nesse último episodio, o personagem dele pareceu ser assim quase q a todo momento. Parece ser o tipo de cara q não esboça reação mas sabe oq está acontecendo, e já está inclusive pensando em uma forma de resolver. Ou realmente pra ele não era tão importante q isso tenha acontecido, quem sabe?
    Sobre o Lockdown q ocorreu qd Locke estava lá… eu acho q dessa vez acendeu a luz UV pq não era um Lockdown forjado, forçado. Era um real, lembrando q naquele momento foi jogado o reabastecimento de comida na ilha. Eu acho q o tal do Radzinsky só descobriu como forjar o abaixamento das portas, e não a luz UV. Se soubesse, iria ser mto mais fácil desenhar aquele mapa com UV doq ficar q nem um idiota tentando lembrar onde parou da última vez. XD
    E a Penélope… aquilo foi o gancho pra terceira temporada inteira, me deixou mto espantado. Pelo jeito, ela sabia de algum jeito, através do pai, ou pelo menos tinha alguma pista, alguma pequena informação, sobre a ilha onde Desmond poderia estar. Só q, como o Henry flw no episodio, não há como encontrar a ilha, e Michael só poderia sair dela se seguisse na bússola 325°. Então ela de alguma forma estava tentando localizar essa ilha. E tentar localizar primeiro a tal anomalia eletromagnética poderia ser um jeito de saber onde a ilha está. Macabro mesmo. E será q alguém pode dizer que aparições o nome WIDMORE já fez na série?

  39. Consegui do Post de outro blog (a maioria conhece tb, viciado em séries, mas não tão f… qt o Dude), éo comentário de um frequentador bisbilhoteiro tb:

    “gente, NAO EH O JACK!!! Saiu hj na coluna da Kristin da E! .. ela tb achou que fosse oJack, com nariz fake e etc … ela entrou em contato com as fontes dela, e afirmaram que nao era o JACK! Definitvamente, nao.”

    “mitcha | Homepage | 26/05/06 10:41:14”

    Bom o cara di final não é o Jack!

  40. Realmente, com o sotaque do desmond fica dificil mesmos aber o que ele falou exatamente. Mas se for represa nao faz sentido algum…Ou faz?
    Acho tb que ele falou maldita coisa, que eh aquela chava mesmo q explode sei la o que sei la onde.
    Eh mto sei la pra um serie so!

    Eu sou burra mesmo, nao achei que aquela troca de olhares dos sequestrados fosse algo a combinar. parecia um momento Jate com um olhar ciumento do Sawyer.

  41. Não sei se alguém aqui já tocou no assunto…Mas este final também revelou que a ilha está de alguma forma isolada do resto do mundo…afinal o Desmond retorna e diz que não há mais nada,que tudo o que há é a ilha lembrando uma cena de matriz revolutions em que neo tenta correr mas acaba voltando sempre para o mesmo lugar.Mas como o desfecho deixou bem claro há um mundo lá fora, um mundo com pessoas que tentam falar português e ligam para uma mulher que foi apaixonada por Desmond.Ou seja o que faz com que a ilha esteja isolada no continuum espaço-tempo?Algum “incidente” como o descrito teria gerado isso.

    Para quem assiste Veronica Mars parece que sua referencia a Lost mostra-se uma pista consideravel.Em um dos episódios aparece um cartão assim:
    4 8 15 16 23 42 TRUE LOVE STORIES NEVER ENDS.
    Parece que o amor dos dois terá sérias repercursões para toda a série.Bem ,é isso.

  42. Ainda bem que acabou essa season 2. Eu não agüentava mais tanta tensão. Tô exausta de ler comentários e sem nenhum pique pra organizar meus comentários e atentar pra boa redação. Relevem! Vejam só quanto tempo levou para que eu tivesse coragem de escrever. (Isso pq pode bem ser que ninguém se interesse em ler…e eu aqui, exaurida, dando um jeito de escrever um pouco…. quando eu vejo já escrevi demais).

    Well, como de praxe, vou enumerar alguns pontos que, para mim, mereceram destaque.

    1. Sim, eu ouvi os sussurros dizendo ‘Elizabeth’, segundos antes de eles serem acertados pelos dardos. (E que raio de substância era aquela que induzia a convulsões imediatas??).

    2. Não, eu não havia me dado conta de que a lista que a Mrs Klugh entregou ao Michael tinha sido escrita em papel de outra cor; que não era o papel que ele queimou no ep anterior. Isto é, ele estava era queimando o mapa que recebeu para guiar os losties para uma armadilha. Ele nunca planejou levar os quatro ao acampamento dos Others.

    3. Sei que quem já leu algo que escrevi a esse respeito deve me achar a mais obssessiva, mas não consigo, simplesmente não consigo, achar que sejam só coincidências.
    Depois de lá atrás, na season 1, o pai do Jack ter insistido com ele, por pelo menos duas vezes, que ele deveria aprender a ‘let go’, o Jack, quando dos votos dele para a Sarah, diz que ‘was never good at letting go’.
    Depois veio o diário e lá, também, aquele que redige fala em aprender a ‘let go’.
    Agora o Inman diz ao Desmond que ele precisa aprender a ‘let go’. E este responde dizendo ‘I’m never gonna let go, brotha’.
    Pra mim, tem algum significado aí… ainda que não tenha a ver com o desfecho do mistério da ilha…. tudo bem, não chego a tanto. Mas, para alguém, ainda que seja um estagiário auxiliar de roteirista (vai saber!), essa expressão tem algum valor especial.
    Ou, talvez , as minhas manias conspirações conspiratórias tenham algum fundamento e um dos motivos de toda trama seja fazer as pessoas aprenderem a ‘let go’ (não, por favor… peguem leve comigo…. I am lost too!)

    4. Mais uma vez, lamento por aqueles que dependem dessas legendas. Foram inúmeros os erros mas um deles foi grave porque interferiu na compreensão das informações que estavam sendo reveladas. Muitos ainda se questionam se Kelvin era o Inman da CIA (que constou como Joe) ou se seria um gêmeo, clone, vai saber. Sorry to say que não há questionamento a esse respeito. O episódio revelou a resposta. A legenda, porém, não.
    Kelvin diz a Desmond: ‘I was a spook for 10 years. I know when I am being followed’. A legenda trouxe: “Fui um fantasma por dez anos. Sei quando estou sendo seguido”. Sim, spook quer dizer fantasma, mas também quer dizer espião. Então….

    5. Alguém conseguiu enxergar o que seria aquela tatoo no peito do Zeke/Tom?

    Eu não vou enlouquecer especulando a esse respeito mas… vcs já pesquisaram o termo ‘Pala”?? Well… dei uma olhada e achei que o palavra quer dizer ‘protetor’ e era uma dinastia que controlou parte da Índia nos séculos VIII a XII. Eram budistas e expandiram suas conquistas por regiões do sudeste asiático. O nome de seus monarcas eram sempe seguidos do termo ‘pala’. Houve ‘Gopala’, ‘Rampala’,…, e ‘Dharmapala’!!!!!!! (Ai,meu Deus! Não dou mais conta disso tudo.)

    6. O que o Desmond fez para ter sido preso?? Que terrível peso é esse que a Penny diz na carta que ele carrega nos ombros, mas do qual só ele mesmo conseguirá se livrar??? Alguém arrisca.

    7. O Walt não se mostrou tão interessante assim para os Others?? O que será que henry dizer com ‘recebemos mais do que esperávamos quando Walt juntou-se a nós’?? O moleque foi uma roubada?? Não agüentaram a chatice dele??

    8. O ‘bon voyage’ que o Henry diz ao Michael foi realmente muito sinistro.

    9. Melhor nem comentar a cena do Charlie de volta à praia, depois ele com a Claire, mais aparvalhado do que nunca. Quanta bobagem aquele romancezinho numa situação dessas. Será que ele não se deu conta de nada do que aconteceu? E por que não??

    10. Caso alguém não saiba, Libby é um apelido pra Elizabeth. Entãonão é verdade que ela usava nome falso.

    11. Eu quero saber mais sobre esse Radzinsky. Como ele desenhava aquele mapa maluco?? Coisa de McGyver… e que não me fez muito sentido até agora. Ele sabia que era observado? O Kelvin sabia?
    E por que ele editou a fita?? E como o pedaço que ele cortou foi parar dentro da bíblia que o Ecko achou??

    12. O pé da estátua usava sandália de tiras, de amarrar na perna… foi só o que consegui observar. Gostaria muito de um zoom daquela imagem (alguém tem??). Eu vejo coisas naquelas rochas abaixo da estátua!!! (medo!!!) E pq raios tá faltando um dedo???
    (o Charlie diz ao Ecko que aquilo tudo do contador poderia ser uma ‘colossal joke’. Fiquei até achando que se referia à estátua – rsrs. Um colosso… e uma piada.)

    13. Muito bacana a sincronia da luz que apareceu na hatch. Luz no fim do túnel… esperança e ânimo tanto pro Locke quanto pro Desmond. Mal sabiam…

    14. Pra quem disse que o Sayid era um muçulmano fajuto pq nunca rezava em direção à Meca… vemos que sua bússola pessoal continua funcionando!
    E pelo visto as grandes emoções do começo da season 3 estão nas mãos dele!

    15. Serei muito breve quanto à causa da queda do avião. Não achei a explicação brilhante – se é que a explicação realmente é essa. O que fizeram com toda a seqüêcia de interligações dos personagens? Jogaram fora aquilo tudo e trata-se apenas de obra do acaso?
    Não me agrada essa idéia, mas eu sou FÃ e não crítica de Lost. Eu gosto de gostar de Lost. Eu quero gostar de Lost (ai… pareço até o Locke na season 1!!). Então, se dá pra engolir, tudo bem. Seria muito chato se eu deixasse de curtir e acompanhar a série. Pode até ser que isso venha a acontecer mas ainda não tenho motivos.

    16. Por esse mesmo motivo, não vou detonar com aquela última cena. Sim, foi bizarra. Quebrou o formato da série, sim. O tempo atual, fora da ilha, ainda não tinha sido mostrado e eu gostava disso. Resolveram mostrar e escolheram uma cena tosca. É claro que não são brasileiros nem portugueses. Mas também não são americanos. O inglês do cara que fala ao telefone com a Penny é muito carregado, cheio de sotaque.
    Pra que esse imbróglio todo?
    De resto, concordo com a maioria. Penny soube das ligações do pai com Dharma/eletromagnetismo, …, e pôs-se a buscar o Des dessa forma. (E o real henry devia estar nessa busca).

    17. A foto do Widmore no verso da brochura que fala da regata tem na legenda algo como ‘industrial (ou empresário, não lembro) e filantropo’. Quantas boas ações ele deve estar suubsidiando lá na ilha….

    18. Pra quem chegou até aqui, obrigada epla atenção e condescendência. E desculpem minha falta de objetividade que me levou a escrever tanto.

  43. Célia, gostei muito dos teus comentários e resolvi escrever um pouco a respeito (é sábado de madrugada e estou sem sono mesmo…)

    1. Acredito que não era uma substância nos dardos, e sim uma descarga elétrica – inclusive havia um som característico.

    2. Essa do papel de outra cor só os fãs mais ninjas que repararam… eu NÃO fui um deles…

    6. Desmond deve ter se negado a cumprir alguma ordem e por isso foi preso. Algo como por exemplo, deixou de matar um inimigo, que acabou matando um colega do Desmond, etc. Digo isso porque o SOGRÃO do Desmond fez questão de chama-lo de covarde e ele não se defendeu.

    7. Já comentei antes sobre isso, mas acho que apesar do Walt ser importante para os OTHERS, os três (Jack, Sawer e Kate) são muito mais importantes. Agora, vai saber porque…

    8. Tudo que o Fake Henry falou foi sinistro… medo…

    9. A única explicação lógica para aquela cena constrangedora do Charlie com a Claire seria que o fato acontecido na Escotilha Swan (não se sabe se foi uma explosão, uma descarga…) afetou a memória recente dele…

    11. Esse Radzinsky provavelmente será alguma pessoa ligada a algum dos LOSTIES… e sua aparição (talvez em flashback) será muito esclarecedora.

    12. Sem comentários sobre a estátua… tenho medo das explicações só aparecerem na 6a temporada…

    15. Estou me convencendo de que o avião caiu sim por culpa do Desmond e o acidente e que as ligações mostradas entre os tripulantes serão importantes para o DECORRER da história (talvez até para o FINAL dela) e não para a queda do avião.

    16. Os caras da neve devem ser brasileiros. As expressões são brasileiras, o Brasil tem base na Antártida, que estuda entre outras coisas eletromagnetismo… só que os produtores esqueceram que tem uma audiência fantástica em países de língua portuguesa e não capricharam no idioma…

    17. Quando li a palavra Filantropo, a primeira coisa que pensei é que o Charles Widmore é um dos financiadores do Projeto Dharma.

  44. “7. O Walt não se mostrou tão interessante assim para os Others?? O que será que henry dizer com ‘recebemos mais do que esperávamos quando Walt juntou-se a nós’?? O moleque foi uma roubada?? Não agüentaram a chatice dele??”

    Acho que está claro. Os Outros sabiam que o Walt era importante ( pelo jeito para algum tipo de pesquisa) e quando eles conseguiram capturá-lo, perceberam que ele era mais importante para eles do que parecia, ou seja, receberam muito mais do que esperavam.

  45. Final ridículo! Me arrependo de ter entrado neste engodo. Fico horas baixando e aguardando Lost e as “respostas” prometidas na 2a. temporada só acrescentaram mais dúvidas. Acho que os escritores perderam a mão, se percebermos na 1a. temporada tinha o Lostzilla, tinha a questão toda filosófica e psicológica dos personagens, na 2a. temporada ficou esta exploração da fé versus a descrença. Introduziram os Tailies, e os outros mas deixaram montes de coisas “abertas”. Enquanto que, no final da 1a. temporada, fiquei curioso para entender o que tinha na escotilha, no final da 2a. me senti logrado.
    Gostaria de mandar todo este pessoal se foder! Vai fazer a audiência de otário lá na casa do caralho! Sugiro a todos um boicote em LOST – a maior porcaria que se tornou a série que prometia.

  46. Alguém percebeu isso? Aparece isso no computador no final, quando tem aqueles dois brasileiros:
    >/ 7418880
    ELETROMAGNETIC
    ANOMALY
    DETECTED

    AGORA……. 4 X 8 X 15 X 16 X 23 X 42 = 7418880

    Hehehehe! Massa! Os NÚMEROS!

  47. Como a Célia, eu tb fiquei mto enlouquecido com cada cena particular desse último capítulo, mto bom. Só uma observação sobre uma coisa q ela flw. O papel do Michael era da mesma cor, sim. Era rosa. Tanto o q a Mrs. Klugh dá pra ele qt aquele q ele aparece queimando. Tanto é o mesmo papel q qd ele ta queimando, dá pra ver escrito o nome dos 4, ao contrário, lógico, já q é mostrado as costas do papel.

  48. tdambrosio,

    Quanto aos papéis serem os mesmos, na verdade eu repeti aqui o que havia lido em algumas discussões. Não havia verificado. Agora voltei para dar uma olhada e vi que realmente parece que dá pra ler os nomes enquanto o papel queima. Mas, também parece que o papel que a Mrs Klugh entrega é amarelo e o que o Michael queima é rosa. Vai saber…

    Gostaria de acrescentar aqui um toque de erudição trazido pelo Joaquim, lá na LB/Orkut:

    “Desmond David Hume 5/25/2006 10:12 PM
    E ninguém reparou no nome do Desmond não? David Hume… famoso filósofo… colega de John Locke… Kant, filósofo alemão que pegou de Hume o conceito da causalidade e desenvolveu a partir deste a sua crítica da razão (credo, gente, to parecendo a minha professora de Teoria do Conhecimento falando hehehehehe), disse que Hume teve a grande atitude de levar o barco da razão até as calmas praias do ceticismo, mas depois disso não se atreveu a levá-lo a mares mais bravios… uma maneira filosófica de chamar alguém de covarde!

    Hume queria correr o mundo, viajar pelo Oriente e conhecer lugares exóticos, mas o mais exótico que ele conheceu, fora a exótica Escócia natal, foi a Inglaterra e a França… Ele era amigo e admirador de Rousseau… E foi ele tirou o barco da razão das águas incertas do empirismo de Locke e o ancorou nas praias do ceticismo… o que quer que isso signifique “

  49. Li todos os comentários aqui e gostei de algus em particular, como os da celia, do tbdambrosio, do davi cruz, do diego cadea, do ricardo, do leo, do expedito e os da maiara e da danielle mística.

    Vou comentar a principio somente sobre o olhar do Jack pra Kate. Ele não só olhou, galera, ele mexeu com a cabeça pra baixo como que dizendo “ok?” pra ela. E daí ela responde como que dizendo “positivo” ao fechar os olhos lentamente. É isso e mais tarde eu escrevo mais.

  50. o episodio foi melhor do q aqueles filmes de ação milhionarios da tv.bom ainda não acredito q um seriado possa ter o ultimo capitulo da 2 temporada tão legal e tão caro.esse episodio foi tão revelante que penso eu q ainda venhe muitas bombas piores p q olhem bem revelar o motivo pelo qual o avião caiu ter respostas como o passado de desmond e por cima ver q varias coisas tomaram rumo foi impresionante.agora sera q os outros tenhe algo de bom?.pelo menos eu estava comvencido de q eles era da dharma e estavam disfarçados.agora tenho as minhas duvidas.e o henry parecia um qualquer e derrepente se mostra como o poderoso chefão e mais uma vez vie varias conincidencias entre lost e star wars como a do lado negro da força e da lado bom fora o henry q com aquela pouse e com aquela chegada parecia o dharte vaider.bom mais tarde eu comento + p q ainda estou vamos dizer dopado

  51. Olá! Queria elogiar a página e fazer um comentário. Dentre as mudanças da 1a para a 2a temporada, me parece, principalmente por esse episódio final, que uma das mais importantes foi, como foi citado not extom, retirar o foco da ilha e dos mistérios e colocá-lo nas pessoas e seus relacionamentos. Achei muito interessante que o momento de desepsro de Locke pela morte de Boone (nem tinha notado que ele ficara tão mal) tenha sido compartilhado com o desespero de Desmond, o acabou levando a comunicação “luminosa” entre eles. Então, não foi a “força” da Ilha (e nesse momento Locke estava exatamente falando com a ilha) mas a coincidência (destino?) entre dois seres humanos. Será que a série segue por essa visão mais humana??

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie seu comentário!
Escreva seu nome aqui